quarta, 25 de novembro de 2020

Núcleo de Atendimento ao Empreendedor de Niterói fomenta novos negócios

Com o objetivo de fortalecer os negócios locais para a retomada econômica pós pandemia na cidade, a Prefeitura de Niterói vai disponibilizar um espaço especial para empreendedores do município: o Núcleo de Atendimento ao Empreendedor (NAE). O espaço poderá ser utilizado como um ambiente inspirador e colaborativo para quem quer desenvolver aprimorar ou iniciar negócios. Além do coworking, o local também está abrigando a Casa do Artesão.

Unidade foi reformada pela Prefeitura Foto: Berg Silva – Ascom Niterói

Funcionando na Avenida Feliciano Sodré, 43, o casarão já abrigou uma unidade do Ministério da Agricultura e foi todo reformado pela Prefeitura com o objetivo de criar uma atmosfera que leve os empreendedores a promoverem iniciativas que contribuam para o crescimento do seu negócio, alavancando vendas, ou mesmo para aqueles que pretendem iniciar sua empresa e não sabem como agir.

O NAE conta com três salas de reunião, espaço de coworking para até 20 micro e pequenos empresários, sala de atendimento, espaço de convivência, auditório/sala de treinamento com capacidade até 80 empreendedores, além de um laboratório para desenvolvimento de startups.

“O NAE terá o papel de potencializar a formação de redes e a transferência de conhecimento e habilidades entre empreendedores, apoiadores e o ecossistema local, fortalecer e reunir microempreendedores individuais, microempresários e artesãos para impulsionar o desenvolvimento de negócios inovadores e desenvolver a cultura empreendedora em Niterói”, explica Luiz Paulino Moreira Leite, secretário de municipal de Desenvolvimento Econômico.

O secretário reitera que o espaço já havia sido planejado antes mesmo da pandemia, para dar apoio ao Microempreendedores Individuais (MEI) e Microempresários (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Luiz Paulino Moreira Leite reforça que, diante do cenário de crise por conta da pandemia de Covid-19, o NAE surge como um papel chave para ajudar na retomada econômica do município.

“É um espaço onde que o empreendedor poderá trocar experiências e receber conteúdo para que possa, na prática, se adaptar ao que o mercado pede hoje em dia. É isso que estaremos disponibilizando: um lugar de convívio, que poderá já ser utilizado neste período tão difícil que as pessoas estão passando em função da pandemia. Será um local de conhecimento, criatividade, colaboração e conexão”, destaca.

O local irá propor, entre outras coisas, a realização de conexão com iniciativas empreendedoras locais; elaboração e manutenção atualizada de agendas, eventos, workshops, palestras; cadastros setoriais com empreendedores locais; elaboração de programas empreendedores; criação de câmeras técnicas, quando necessário; criação de banco de oportunidades; estabelecimento de parcerias, dentre outras coisas .

“O NAE tem como princípio o desenvolvimento de ideias e negócios sendo um ponto de apoio para difusão do ecossistema inovador e empreendedor da cidade. Muitas vezes um empreendedor tem o negócio e acaba não desenvolvendo porque não tem ao seu alcance orientação e ideias inovadoras. As startups estão aí para mostrar que a inovação é de fundamental importância num ambiente de negócios promissores. Criatividade é a palavra de ordem, e é isso que queremos disponibilizar”, afirma Luiz Paulino Moreira Leite, lembrando que o espaço conta com parceiros como a Federação da Indústria e Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade Federal Fluminense (UFF) entre outros .

O NAE poderá ser usado gratuitamente mediante realização de um cadastro inicial dos empreendedores interessados, que poderá ser solicitado através do e-mail [email protected] para o formulário de cadastro: https://forms.gle/nPdK34hLhUsi98WZ9

Casa do Empreendedor – Niterói também tem um importante núcleo de apoio ao empreendedor: A Casa do Empreendedor, que é vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, vem mantendo o apoio aos Microempreendedores Individuais da cidade (MEIs) de Niterói durante o período da pandemia do coronavírus.

Desde o dia 18 de março, os atendimentos passaram a ser feitos online e através de whatsapp, com orientações sobre questões diversas e formalizações, dando todo o suporte necessário aos interessados. Entre os serviços disponibilizados estão a entrada no pedido de alvará mediante envio de toda documentação por whatsapp ou e-mail (solicitar formulários); desbloqueio de senha web mediante solicitação enviada e assinada; declaração anual mediante envio de cópia do RG, CNPJ, e informe de faturamento bruto de 2019. Os demais serviços foram orientados a procurar o Portal de Empreendedor através do link: www.portaldoempreendedor.gov.br. Neste último caso, os funcionários da Casa do Empreendedor auxiliam os interessados a acessar os serviços no site.

Desde o dia 1 de agosto, a Casa do Empreendedor retomou o atendimento presencial, mediante agendamento prévio, para os seguintes serviços: formalização, baixa, alterações e declarações. Os agendamentos podem ser feitos através do e-mail: [email protected].

Serviços de entrada de alvará, baixa de alvará, atualização de alvará e desbloqueio de senha estão sendo feitos através do e-mail [email protected]. A Casa do Empreendedor também está disponibilizando o whatsapp 21 99384-4340 para esclarecimentos.  

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *