terça, 20 de outubro de 2020

Número de foliões no Rio deve ultrapassar recorde no Carnaval 2020

Até o momento, já foram contabilizados 6,4 milhões de foliões. Foto: Divulgação

Até este domingo (1º), a cidade do Rio de Janeiro pode ganhar mais um título: o de sediar o maior Carnaval da última década. A projeção inicial era de que cerca de 7 milhões de pessoas iriam às ruas para brincar durante a festa. Mas este número pode ser maior já que, até o momento, já foram contabilizados 6,4 milhões de foliões. Neste fim de semana, mais blocos vão desfilar na capital, incluindo o Monobloco, que tem a tradição de encerrar a folia.

“O Rio de Janeiro reposiciona-se no contexto turístico nacional e internacional e um exemplo disso é o resultado do nosso Carnaval este ano. Isso tem relação com os avanços na segurança pública e com a divulgação que desencadeamos do Rio de Janeiro em outros estados do Brasil. A Secretaria de Estado de Turismo vai prosseguir dando destaque a esse evento ícone, que é a maior expressão da cultura no Rio de Janeiro”, afirmou o secretário de Turismo, Otavio Leite.

Pesquisa na Sapucaí

Uma pesquisa realizada com o público presente na Marquês de Sapucaí nos desfiles das escolas de samba apontou que 44,4% eram turistas – 32% nacionais e 12,4%, de estrangeiros, sendo a maioria de argentinos e americanos. Outros 55,6% eram moradores da capital ou da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Do total de turistas internacionais, 97,2% informaram que recomendariam a cidade para amigos e parentes. Além disso, 92,9% dos estrangeiros declararam que voltariam ao Rio.

Já entre os turistas nacionais, 96,4% disseram que o Rio de Janeiro é uma das cidades que seriam recomendadas aos familiares e amigos para visitação. E, para 92,4%, a visita à capital superou as expectativas.

Segurança: ponto alto do Carnaval 2020

Em cada dia do Carnaval 2020 foram empregados, em média, 13 mil policiais militares em todo o estado. Até a última terça-feira (25), foram cerca de 3.950 ocorrências, quase todas de caráter assistencial ou de baixo potencial ofensivo. Foram efetuadas 279 prisões e recolhidas 61 armas de fogo.

Até amanhã (1º), o programa Viagem Segura estará em vigor, sob a coordenação do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) e apoio permanente das aeronaves do Grupamento Aeromóvel (GAM).

Um dos pontos altos da PM foram os pontos de bloqueio, com policiais equipados com detectores de metais, antes do início dos desfiles dos chamados ‘megablocos’. Segundo a corporação, a triagem foi fundamental para impedir o ingresso de foliões com garrafas e outros objetos pudessem em risco a segurança. Ao todo, dois simulacros de arma de fogo, uma arma de choque, 35 facas, 10 tesouras, oito estiletes, sete canivetes foram apreendidos nos pontos de bloqueio para o desfile do bloco ‘Fervo da Lud’, liderado pela cantora Ludmilla, que reuniu mais de um milhão de foliões na última terça. Nas revistas, foram apreendidas ainda 20 barras de ferro e 25 bastões de madeira, além de cerca de 500 garrafas de vidro.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *