segunda, 26 de outubro de 2020

O que voltará a funcionar em Niterói e o que ficou de fora?

Plaza shopping, no centro da cidade, continuará fechado ao público. Foto: Marcelo Tavares
Plaza shopping, no centro da cidade, continuará fechado ao público. Foto: Marcelo Tavares

Niterói inicia na próxima quinta-feira (21) a transição gradual para o que prefeitura considera a ‘nova normalidade’. O anúncio foi feito neste domingo (17) pelo prefeito Rodrigo Neves (PDT), em pronunciamento nas redes sociais. O plano, que está sendo desenvolvido por técnicos da prefeitura, especialistas da Fiocruz, das universidades federais fluminense e do Rio de Janeiro, e representantes de entidades empresariais será apresentado nesta terça-feira (19).

Pelas medidas que ainda serão anunciadas a prefeitura pretende liberar alguns setores, como lojas de material de construção, óticas, concessionárias de automóveis e até salões de beleza, além do retorno de consultórios médicos e odontológicos.

Grande espera dos moradores de Niterói, shoppings e academias deverão continuar fechadas, e segundo o prefeito ainda sem qualquer prazo de retorno.   

O secretário de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, disse que quase seis mil pessoas já acionaram o número 153 desde o dia 19 de março, com chamadas relacionadas ao Covid 19, incluindo dúvidas sobre os benefícios concedidos pela Prefeitura, denúncias contra descumprimento das leis de prevenção sanitárias por parte de comércio, bancos supermercados entre outras demandas. O número é atendido por Guardas Municipais do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) que direcionam a demanda de acordo com órgão.


“Esta semana vamos ampliar a fiscalização com verificação de temperatura também para quem está circulando dentro da cidade. Quem estiver com a temperatura acima do normal será encaminhado para as nossas unidades de saúde”, orientou Paulo Henrique.

Benefícios sociais até dezembro – O pagamento dos benefícios sociais emergenciais Renda Básica Temporária e Busca Ativa, que será feito por três mês pela Prefeitura de Niterói, foi prorrogado até dezembro deste ano. Por meio destes programas, famílias niteroienses que mais precisam recebem um auxílio de R$ 500 por mês. Cerca de 50 mil famílias niteroienses estão sendo atendidas pelos programas sociais emergenciais do município.

Nesta semana serão feitos os créditos para os cartões do programa Renda Básica Temporária. Entre os dias 18 e 20, será feito o crédito para as famílias do Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal, que receberam os cartões em abril. Nos dias 21 e 22, será a vez das famílias com filhos matriculados na rede municipal de ensino, que receberam os cartões na semana passada.

Economia – A Prefeitura de Niterói está com inscrições abertas para o programa Empresa Cidadã 2, que vai ajudar micro, pequenas empresas, entidades religiosas, organizações sindicais, clubes e entidades filantrópicas no pagamento da folha de empregados. Pelo programa em que o poder público municipal vai fazer o depósito de um salário mínimo, por três meses para até nove empregados de empresas, entidades religiosas e organizações sindicais com até 40 funcionários e alvará na cidade. Como contrapartida, as empresas se comprometem a não reduzir seu número de funcionários até seis meses após a adesão ao programa.

 A nova etapa do programa, que terá inscrições até o dia 26, vai incluir clubes e entidades filantrópicas de Niterói, que terão o auxílio no pagamento de até 20 funcionários. Para essas instituições, não há limite de empregados. A expectativa é preservar 5 mil postos de trabalho e as inscrições podem ser feita no site https://www.empresacidada.niteroi.rj.gov.br/.

O programa Empresa Cidadã 1 foi encerrado neste fim de semana com 2.445 empresas cadastradas, preenchendo os 10 mil postos de trabalho previstos.

Homenagem – O movimento #Niteróiaplaudequemcuida terá uma segunda edição nesta terça-feira (19) para homenagear os profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus na cidade. Organizado por diversas entidades da sociedade civil e com apoio da Prefeitura de Niterói, o movimento pede que a população vá para as janelas e varandas de suas casas às 20h para aplaudir e demonstrar gratidão a profissionais de saúde, trabalhadores de serviços essenciais, guardas, assistentes sociais, agentes de supermercados, caixas e garis, entre outras categorias. 

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *