Cidades

Obras de ampliação da BR-101 começam nesta segunda

Obras de ampliação começarão no sentido Ponte. Foto: Arquivo

A partir desta segunda-feira (8), a Autopista Fluminense, concessionária que administra o trecho, inicia as obras de ampliação do trecho que liga Manilha ao Barreto. O projeto prevê a implantação de uma terceira faixa no trecho de 23 quilômetros entre a Avenida do Contorno até Manilha - de Niterói a Itaboraí - trecho pelo qual circulam diariamente cerca de 100 mil veículos. Neste primeiro momento ainda não haverá impacto direto no trânsito.

De acordo com a Autopista, inicialmente as intervenções seguirão no sentido sul da rodovia, ou seja, para motoristas que seguem no sentido Centro de Niterói e Ponte. Considerando os dois sentidos, serão 46 quilômetros de novas pistas.

As intervenções serão divididas em 6 lotes de obras com aproximadamente 4 km de extensão cada, com a liberação total do tráfego para as novas pistas conforme andamento dos trabalhos informa a concessionária.

As obras ocorrerão onde atualmente existe o canteiro central. O projeto de sinalização destes segmentos em obra prevê a permanência do tráfego de veículos em duas faixas de rolamento por sentido (2x2), com uso de ambos os acostamentos da via, e a largura das faixas ajustadas de 3,60m para 3,20m.

Segundo a concessionária, neste primeiro momento, os trabalhos estão focados na remoção das interferências na região próxima do Trevo de Manilha, no km 297 da BR-101, em Itaboraí. No canteiro central, as equipes irão trabalhar no remanejamento da rede de fibra óptica, placas de sinalização, remoção de defensas metálicas (guard-rail), pórticos e de postes de iluminação, além da instalação do canteiro de obras na região de São Gonçalo.

A adequação de sinalização horizontal está prevista para acontecer no decorrer do mês de maio. Todo o planejamento para execução das obras visa o menor impacto para os usuários e na fluidez da via e está prevista para durar 24 meses. A obra de ampliação do trecho Manilha-Barreto será capaz de promover o aumento de capacidade na via, gerando melhor fluidez do trânsito e maior segurança aos usuários.

< Novos radares nas estradas estaduais Bolsonaro declara fim do horário de verão <