quarta, 28 de outubro de 2020

Obras no Santo Antônio são vistoriadas

Intervenções de infraestrutura urbana, drenagem e pavimentação vão evitar enchentes na região. Foto: Leonardo Simplício – Prefeitura de Niterói

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, visitou na manhã desta quarta-feira (19) as obras de reurbanização do bairro Santo Antônio, na Região Oceânica.

As intervenções incluem melhorias de infraestrutura urbana, drenagem e pavimentação que vão minimizar os problemas das enchentes históricas na região. Ao todo, 24 ruas e mais de 13 quilômetros de vias serão contempladas.

Axel Grael destacou que já foram investidos, pela atual gestão, mais de R$ 200 milhões em obras de drenagem na cidade, e que esse é mais um esforço da Prefeitura para que Niterói seja uma cidade cada vez mais resiliente.

“Temos duas grandes preocupações em termos de resiliência: contenção de encostas e a prevenção de inundação de áreas urbanas. Aqui no Santo Antônio, a prioridade é com relação à drenagem. Esta é uma reurbanização do bairro, com drenagem e pavimentação. Essa intervenção era uma das grandes expectativas da população da Região Oceânica para a solução do problema de alagamento enfrentado há décadas pelos moradores”, disse o secretário.

Axel Grael enfatizou ainda que a conclusão das obras representará o fim das enchentes na região.

“Agora, com a implantação desta rede de drenagem, com galerias muito grandes, essa situação não vai se repetir, vamos resolver essa questão e vamos continuar avançando com obras até que a gente tenha uma cidade muito mais preparada para as chuvas e mudanças climáticas”, destacou.

Financiado pelo Projeto Região Oceânica (PRO-Sustentável), estão sendo investidos no Santo Antônio mais de R$52 milhões – 33% a menos que o valor previsto no edital de licitação.

O Consórcio Bairro Santo Antônio, vencedor da concorrência pública, estima finalizar as obras no segundo semestre deste ano, diminuindo o prazo inicial de 24 para 17 meses.

No projeto estão incluídas a implantação de rede de drenagem nas bacias 02 (entre a Estrada Francisco da Cruz Nunes, Condomínio Ubá III e Av. São Gualter) e 03 (entre a Estrada Francisco da Cruz Nunes, ruas Átila Nunes, Jornalista Sidney Correa e Av. Almirante Tamandaré).

As intervenções começarão pela drenagem da bacia 02, que realizará o deságue das águas pluviais para a nova galeria da Av. Almirante Tamandaré, implantada com as obras da TransOceânica.

Também participaram da visita o secretário municipal Vicente Temperini (Obras), o presidente da Emusa, Reinaldo Pereira, e o administrador regional da Região Oceânica, Carlos Boechat.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *