Cidades

Ônibus especial para mulheres em Niterói

Evento começa às 8h. Foto: Dilvulgação

Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), o Ônibus Lilás que promove um trabalho de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, chega a Niterói nesta terça-feira (18). A unidade móvel da Subsecretaria de Políticas para Mulheres estará estacionada das 8 às 16h, na Avenida Visconde do Rio Branco, ao lado do Terminal Rodoviário João Goulart.

No mesmo local e horário, acontecerá também a Ação Social da SEDSODH, que facilita o acesso à cidadania, com isenção de taxas para emissão da segunda via de diversos documentos. Nesta edição, o Ônibus Lilás também leva corte de cabelo gratuito para as mulheres e uma aula de zumba.

A programação contará com a presença da subsecretária estadual de Políticas para Mulheres, Camila Rodrigues, e da superintendente de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Patrícia Xavier.

O serviço itinerante leva atendimento de assistente social, psicóloga e advogada, que podem esclarecer dúvidas de mulheres em situação de violência e realizar encaminhamentos. Os atendimentos são privados e sob sigilo.

Nesta terça-feira (18), a equipe promoverá uma ação de conscientização, distribuindo folders que explicam sobre Lei Maria da Penha e os cinco tipos de violência - física, psicológica, moral, sexual e patrimonial -, além de orientações sobre como buscar ajuda nos centros especializados, mantidos pela SEDSODH.

Ação Social

A Ação Social da SEDSODH contempla a isenção de taxa para emissão da segunda via da carteira de identidade, das certidões de nascimento, casamento ou óbito e para celebração de casamento ou união estável e averbação em certidões, além da declaração de hipossuficiência e busca para certidões de outros estados.

Serviço

Ônibus Lilás em Niterói
Data: 18 de fevereiro de 2020
Horário: das 8h às 16h
Local: Av. Visconde do Rio Branco s/nº, Centro - Niterói/RJ (ao lado do Terminal Rodoviário João Goulart)

< Comunidade pesqueira de Maricá vira patrimônio histórico e cultural Coronavírus: China registra 1.770 mortes <