sexta, 16 de abril de 2021

Ônibus lotados no primeiro dia de novas restrições em Niterói e SG

Ônibus lotado no trajeto Alcântara x Niterói. Foto: Plantão Enfoco

A população de Niterói e São Gonçalo registrou ônibus lotados no início do feriadão decretado pelo Governo do Estado do Rio, que começa nesta sexta-feira (26). Com as novas medidas restritivas entrando em vigor nos municípios pelo período de 10 dias, os trabalhadores se mostraram indignados com a aglomeração.

Foi o caso da secretaria Elisabeth Ferreira, de 45 anos, que questionou a eficácia das medidas: “O que adianta fechar tudo e os ônibus ficarem desse jeito? Isso é revoltante”.

Por volta de 7h passageiros que faziam o trajeto Ilha da Conceição x Centro, do consórcio Transnit, informaram que os ônibus estavam demorando mais que o normal, cerca de uma hora de intervalo ao invés de meia hora.

“O ponto ficou lotado, ficamos uma hora esperando. Isso é um desrespeito com a população”, informou um dos passageiros.

Ônibus chegaram a demorar uma hora para passar nos pontos. Foto: Plantão Enfoco

Linhas intermunicipais também apresentaram lotação, como a linha 484, da empresa Fagundes, que faz o trajeto Alcântara x Niterói. No início da manhã mais de 15 pessoas viajaram em pé até o centro da cidade.

“A gente tem que trabalhar, ninguém está aqui porque quer! Isso deveria ser proibido”, disse a vendedora e moradora de São Gonçalo, Isabela, de 32 anos.

Terminal lotado

Em uma publicação no Facebook trabalhadores relataram ainda mais indignação. Segundo passageiros, o Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro de Niterói, estava cheio devido a demora dos ônibus.

“O terminal está parecendo uma micareta”, dizia uma publicação.

“Uma longa espera para pegar o ônibus e o mesmo me sai lotado. Essa é a linha 67. Parabéns prefeitura, bela iniciativa para quem precisa sair para trabalhar. Aglomeração dentro dos ônibus pode, né?”, dizia uma niteroiense nos comentários.

A população questiona sobre a fiscalização. Foto: Via Grupo Plantão Enfoco

Resposta

O Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (SETRERJ) informou que as empresas que operam o transporte coletivo tanto no município de Niterói quanto em São Gonçalo mantêm normalmente a frota operante sem qualquer redução, para garantir o atendimento a população, sem aglomeração no interior dos ônibus com o cumprimento das exigências sanitárias de uso obrigatório de máscara.

De acordo com o Detro eles realizam operações regularmente, para verificar os serviços prestados pelas empresas de ônibus em todo o estado. E que somente em março já foram registradas 100 infrações nos coletivos intermunicipais. 

Sobre as denúncias referente ao transporte intermunicipal os cidadãos podem encaminhar para o e-mail [email protected], pelo telefone (21) 3883-4141 ou pelo whatsapp (21) 98596-8545.

Questionada, a Prefeitura de Niterói se limitou a informar que não haverá redução da frota de ônibus o período.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');