sexta, 30 de outubro de 2020

Ônibus só poderão circular com passageiros sentados em Niterói e região

Portaria tem validade de 15 dias. Foto: Divulgação

O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro) emitiu uma proibição da circulação de veículos das modalidades regular (ônibus), fretamento (empresas de viagem) e complementar (vans), entre a Região Metropolitana e os demais municípios do Estado do Rio de Janeiro. A portaria, que saiu no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (17), tem validade de 15 dias consecutivos ou até a revogação do Decreto Estadual n° 46.970.

O transporte intermunicipal realizado dentro da Região Metropolitana continuará sendo operado com os passageiros podendo ser transportados somente sentados. Já o transporte entre os municípios do interior continuará ocorrendo normalmente.

A medida foi tomada considerando que a maior parte dos casos da COVID-19 no estado está concentrada na Região Metropolitana. Os passageiros com bilhetes emitidos para os municípios com restrição, com validade posterior à data da portaria, serão ressarcidos pelas respectivas empresas.

São considerados municípios da Região Metropolitana: Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Magé, Tanguá, Rio Bonito, Guapimirim, Cachoeira de Macacu, Paracambi, Japeri, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti, Mesquita, Nilópolis, Queimados, Seropédica, Itaguaí e Petrópolis.

No decreto 46.973 , também publicado no Diário Oficial do Estado desta teça-feira, foi determinada a redução em 50% da capacidade de lotação e, quando possível com janelas destravadas e abertas de modo que haja circulação de ar em ônibus, barcas, trens e metrô. Também fica proibido o uso do passe livre de estudantes, pelo prazo de 15 dias.

A circulação de linha interestadual de ônibus com origem em estado com circulação do vírus confirmada ou situação de emergência decretada também está vetada pelo governador Wilson Witzel.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

27 thoughts on “Ônibus só poderão circular com passageiros sentados em Niterói e região

  1. Não imbecil, Mas essa medida evita que o onibus fique lotado. Com pessoas tossindo em cima das outras.

  2. O Decreto não fala nada sobre o Transporte por Aplicativos (Ap), como UBER, 99 entre outros.
    Neste caso, qual a interpretação que se?daria ao Decreto em relação ao Transporte por Aplicativos?

  3. Q a empresa Pendotiba, q faz as linhas Itaipu Centro e demais bairros, so circula com ônibus super lotados e com o ar condicionado imundo, com poeira pendurada na grade do ar.
    Tomara q tenha realmente uma fiscalizacao. Sem contar o espaçamento de horarios dos veiculos.

  4. Não indica!!mais com está medida evita aglomeração nos corredores!!entrou sentou e pronto!!gostei

  5. Peguei um ônibus 48 às 23:50 a um mês atrás, uma moça jovem sentir-se ao meu lado tossiu espirrou de forma elegante discreto, e me parecia muito mal, conclusões não a vi novamente, e posteriori fiquei gravemente gripado e o ônibus estava meramente vazio ninguém em pé, ou seja, para infectar basta ter duas pessoas uma boa e a outra ruim, lotação não contamina blz .

  6. Os moradores das localicates de Apolo 2 e 3, Manilha , Itaborai ,Venda das Pedras , dependem do monopólio da Rio Ita e Fagundes,terem a capacidade dos ônibus restrita a somente sentados irá acarretar um atraso incondicional para todos.

  7. Parabéns pro coronovirus pelo ao menos vc conseguiu fazer os ônibus circularem apenas com os passageiros sentados. O que deveria acontecer sempre. Porque pagamos uma tarifa absurda de cara, pra um trajeto tão curto. E os ônibus absurdamente lotados todos os dias. Como sempre os empresários só pensam no bolso deles e não dão a mínima pra nós que pagamos as suas contas.

  8. com relação entre viajar em pé ou sentado, se o passageiro torci o perigo será o mesmo. O coletivo é todo fechado. Independente do ar condicionado.

  9. Se alguém tenta fazer algo o bando reclama, ser ninguém faz nada, o bando reclama, ôhhhhh povo bosta… Não quer ficar infectado? Simples, não saia de casa.

  10. Me parece que o DETRO fiscaliza somente empresas intermunicipais. As linhas de Niterói são subordinadas à Prefeitura.

  11. O melhor a se fazer é andar de uber pos muitas vezes a corrida da um valor menor que a passagem , e vc fics a um metro ou ms do motorista . Além de poder andar com as janelas abertas e ficar ms próximo ao seu destino . O fato das janelas abertas ou ar condicionado é tanto fez tanto faz pos o vírus veio de países frios e venceu ate mesmo o calor. E pra quem não sabe os carros tem a função circulação de ar quando trabalha com renovação de ar de fora pra dentro.

  12. Isso é Ótimo! mas como se dará isto já que algumas empresas monopolisam o transporte público e ônibus cheio e desconfortável são sua maior marca que o DETRO sempre fechou os olhos para não ver, o que sabe é negligência muito bem.

  13. Peguei o ônibus rio do ouro da Pendotiba e o ônibus está lotado a empresa reduziu a frota de ônibus aí na inveis de colocar mais ônibus para que não haja super lotação.

  14. Marcos Lima! As pessoas não reclamam só por reclamar, mas aproveitam sim situações como essa para ter vozes que não são cogitadas nos debates e nem sequer ouvidas pelos governos.
    Quando nesse Brasil alguém se importaria ou traria um assunto que falam dos seus péssimos serviços de transporte. Ao ponto de mencionar em e confirmarem que pessoas viajam em pé e desconfortávelmente todos os dias. E o DETRO fecha os olhos.

  15. É bem provável q os empresários donos das empresas de ônibus reivindicam aumento dos preços das passagens para compensar a suposta perda de arrecadação e o prejuízo com esta medida…

  16. Só acho que se é para levar apenas passageiros sentados, tmb deveria ser apenas um por banco, já que o ideal é manter a distância mínima de 1 metro entre as pessoas.

  17. Como faz denúncia? Porque hoje estão ainda lotados d agente em pé nos ônibus marica, são Gonçalo.

  18. Vai ter confusão na certa imagina vc uma hora esperando um coletivo cansada do trabalho e o ônibus já está cheio e vc não pode viajar. Imagina o que vai acontecer.

  19. Hj o onibus 61 circulou superlotado .Ninguém estafiscalizando isto? Pq os motoristas nao recebem orde de nao parar se estiver lotado os acentos?

  20. Mais onde é que denúncia tal irregularidade? Pois o último ônibus que eu pego da linha Fagundes 491M vai lotado as 19:30

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *