sábado, 05 de dezembro de 2020

Operação contra roubo de combustíveis da Petrobras

Polícia encontrou ligações clandestinas. Foto: Via Grupo Plantão Enfoco

Duas pessoas já foram presas durante a operação da Polícia Civil que deflagrou desde as n primeiras horas da manhã desta quarta-feira, (14)  a Operação ” BAÚ”. A ação visa cumprir sete mandados de prisão contra integrantes de uma organização criminosa especializada em furto de combustíveis diretamente de dutos da Petrobrás atuante em municípios da Baixada Fluminense. O prejuízo estimado causado pela organização criminosa chega a R$ 1 milhão de reais, somente com combustíveis subtraídos.

Um dos presos, ao perceber a movimentação da polícia, ainda tentou fugir e fez uma família de refém, na Baixada Fluminense. Houve uma rápida negociação e a família foi libertada. 

Além do prejuízo monetário, soma-se a isso incomensuráveis prejuízos  ambientais, como derramamento de petróleo no solo e riscos de explosão, colocando em risco de morte um grande número de pessoas.

Além de graves problemas operacionais, como a paralisação do fluxo de transporte de combustível e a necessidade de realização de obras para recomposição dos dutos perfurados. 

Durante as investigações, policiais da Delegacia de Defesa de Serviços Delegados  (DDSD), constataram a utilização de armas de fogo pelos criminosos. 

O  intuito era garantir a integridade dos mesmos durante a perfuração de dutos da Petrobrás, além de batedores, que vinham à frente do caminhão baú com os combustíveis furtados, para avisar aos demais integrantes da organização criminosa sobre a presença de policiais na estrada.  

A operação  BAÚ  recebeu o nome em razão da inovação utilizada pelos criminosos, que em vez de transportar os combustíveis furtados em caminhões tanque, utilizavam-se de isotanques adaptados instalados no interior de caminhões do tipo baú, buscando dissimular o produto furtado, ludibriando fiscalizações durante o seu transporte.

A Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados vem intensificando ações de inteligência e investigações contra grupos criminosos especializados em furtos de combustíveis diretamente de dutos da Petrobrás, buscando minimizar  os impactos financeiros, ambientais desta prática criminosa, preservando, sobretudo, vidas, considerando a alta periculosidade da manobra criminosa.

Em atualização…

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *