domingo, 25 de outubro de 2020

Detran inicia vistoria nas ruas nesta segunda

Pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol, comandos de seta e aferição de gases poluentes são vistoriados. Foto: Governo do RJ

A operação ‘Detran Seguro’ teve início nesta segunda-feira (8) em vias púbicas do estado. Todas as ações são filmadas por câmeras ligadas online a uma central de monitoramento, localizada na sede do departamento. A medida é preventiva, segue o exemplo da Operação Lei Seca, e busca dar garantia à população sobre a lisura das operações.

Além da filmagem online, as ações contam com a tecnologia OCR, um carro equipado com câmeras que identificam, pela placa, se o veículo ou o proprietário tem alguma pendência com o Detran-RJ. O objetivo é selecionar os carros com problemas, para minimizar os efeitos da blitz no trânsito e dar maior efetividade à operação.

Agentes do órgão seguem protocolo previamente definido para avaliar somente sete itens: pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol, comandos de seta e aferição de gases poluentes. Esses são os mesmos itens que existentes na vistoria anual, extinta pela Lei 8.269/18 e realizadas anteriormente nos postos. 

As ações acontecerão diariamente, inclusive aos sábados e domingos, e serão acompanhadas por equipes da Educação no Trânsito, que auxiliarão os agentes na orientação aos motoristas sobre os itens a serem verificados. Eles reforçarão a importância de manter o veículo em bom estado.

Caso seja identificada alguma irregularidade, o veículo será liberado se o problema puder ser sanado em prazo determinado, e só será apreendido caso não apresente segurança para circular. No entanto, o certificado de licenciamento anual será recolhido, o proprietário receberá um recibo, assinalando a entrega do CRLV, e terá entre três e sete dias úteis para se apresentar ao Detran com o veículo regularizado e reaver o documento. 

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

1 thought on “Detran inicia vistoria nas ruas nesta segunda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *