
Uma paciente, de 42 anos, morreu durante transferência do Hospital Federal de Bonsucesso na manhã desta terça-feira (27). A paciente estava diagnosticada com Covid-19.
Segundo o Corpo de Bombeiros, oito pacientes com coronavírus, entre eles a que morreu, foram transferidos para outras unidades, sendo quatro para o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acarí, e outras quatro para o CER Leblon.
Pelo menos 200 pacientes foram transferidos do prédio um, onde o incêndio teve início. Parte destes pacientes foram levados para outros blocos da mesma unidade.
A Polícia Federal (PR) chegou no hospital por volta de 13h30 para realizar a perícia na unidade.
O Hospital de Campanha da Prefeitura, no Riocentro, disponibilizou 64 leitos, sendo 50 de enfermaria e 14 de terapia intensiva, para pacientes transferidos.
Defesa Civil Municipal
Técnicos da Defesa Civil municipal, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública, estão no local e isolaram a área do incêndio e dos acessos do hospital, além de dar suporte ao trabalho dos bombeiros.
Guarda Municipal
A Guarda Municipal atua com 36 agentes, sendo seis motociclistas, no entorno do Hospital Federal de Bonsucesso. Os guardas municipais atuam para orientar motoristas e pedestres e desobstruir a Avenida Londres, utilizada para passagem das viaturas e ambulâncias do Corpo de Bombeiros.
O esquema conta com seis motociclistas do Grupamento Especial de Trânsito da Zona Norte, que trabalham como batedores para auxiliar no deslocamento das ambulâncias e agilizar a transferência de pacientes para outros hospitais da rede pública de saúde.
Os agentes também orientam motoristas que passam pela Avenida Brasil, que conta com períodos de interdições para agilizar a passagem das equipes de resgate.
Notificação
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, Leonardo Monteiros, o hospital já chegou a ser notificado duas vezes por conta de risco de incêndio.
Rescaldo
Ainda segundo o comandante, o incêndio foi controlado por volta de 10h30. Equipes realizam o trabalho de rescaldo após o incêndio.
Oração
Fiéis realizaram uma roda de oração em frente ao hospital por volta de 13h30 pedindo ajuda espiritual para os outros pacientes que continuam na unidade.