sábado, 24 de outubro de 2020

Pacientes denunciam diferentes prazos para teste rápido em Niterói

Unidades estariam orientando pacientes a fazer os testes entre 11 a 14 dias após o início dos sintomas. Foto: Ibici Silva/Arquivo

Apesar da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Niterói garantir não ter feito qualquer alteração no prazo para realização de testes rápidos, pacientes com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19) informam que unidades de saúde da cidade estão orientando a realização de testes entre 11 a 14 dias após o início dos sintomas.

Na Policlínica Comunitária da Ilha da Conceição, pacientes alegam que são orientados a fazer os exames apenas após o 11º dia de sintomas. Segundo moradores da região com suspeita de coronavírus, funcionários da própria unidade teriam relatado que os exames a partir do oitavo dia de sintoma estariam dando resultados imprecisos, como ‘falso negativo’.

A medida, segundo denúncias, seria para garantir que testes rápidos não fossem desperdiçados, já que o resultado não seria garantido a partir do oitavo dia de sintomas.

“A coordenação da clinica informou que o protocolo está mudando e estão priorizando os testes no 11° dia para evitar desperdício”, relata o morador do bairro que buscou atendimento para fazer o teste no oitavo após apresentar sintomas da doença.

Em outra unidade de saúde de Niterói localizada em Santa Bárbara, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Adelino de Mendonça e Silva, a orientação é que pacientes com os sintomas compareçam para uma consulta prévia e só então é agendado o teste rápido, a partir do 12º dia de sintomas.

Em contato com a Unidade Básica de Saúde do Centro de Niterói, a Doutor Eduardo Imbassay, o prazo informado por funcionários da unidade é ainda maior do que das anteriores, de 14 dias de sintomas.

A Fundação Municipal de Saúde nega, no entanto, que o protocolo estabelecido pela Fundação em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz Fiocruz (FioCruz) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) tenha sido alterado e mantém orientação para que o teste rápido seja realizado a partir do oitavo dia do início dos sintomas. A pasta informou, ainda, que vai apurar os casos citados na reportagem.

Saiba onde são feitos os testes rápidos para detecção da Covid-19 em Niterói.

Publicada às 13h

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *