Cidades

Pároco abençoa monumento ao Padre Anchieta

Representantes da Prefeitura e da Igreja Católica se uniram no último sábado (09), para abençoar a reinauguração da estátua do Padre Anchieta e a revitalização da orla, ambos em Araçatiba. “Esse ato objetivo de reinaugurar, refundar esse monumento a Anchieta carrega grandes significados importantes para nós. Um deles, pelo fato de ressaltar um elemento histórico e representar a pesca milagrosa da lagoa de Araçatiba”, ressaltou o prefeito Fabiano Horta, referindo-se a um dos três milagres considerados pelo Vaticano para considerar santo o missionário jesuíta espanhol José de Anchieta. Ele, que passou pela região de Maricá no fim do século XVI, foi beatificado em 1980 e canonizado em abril de 2014 pelo Papa Francisco.

Responsável pela bênção, o padre Ademar Ermelindo Pimenta destacou a comunhão, inclusão social e celebração da vida. “Essa beleza aqui, essa reinauguração traz para nós um momento de convivência. Quebramos paradigmas em Maricá nas relações com pessoas de outros credos. O mais importante para nós é amar e sermos amados, saber que representamos algo para o outro, seja no sacerdócio ou no jornalismo, por exemplo. Que esse dia seja especial na história de Maricá e fique na memória para os vossos filhos e netos”, declarou.

Especialista na história de José de Anchieta, Padre Luiz Cássio Moreira contou um pouco da vida do padre, canonizado pelo papa. “Anchieta é um homem pouco conhecido, pai do teatro brasileiro, da literatura brasileira e das ciências naturais. Veio para cá jovem, com uma tuberculose óssea e ficou por mais de 40 anos se dedicando ao trabalho com os indígenas. Parabéns à Prefeitura pela iniciativa e que essa imagem seja mais conhecida não só no município, como no nosso Estado e no Brasil”, ensinou.

< Canhotinha de Ouro apresenta novo uniforme do Cantusca Copa na Rússia será a última de grandes jogadores <