sábado, 05 de dezembro de 2020

Parte do teto de shopping desaba em Niterói

Nenhum cliente foi atingido. O fato foi registrado pouco depois das 13h. Foto: Arquivo/ Marcelo Tavares

Parte da estrutura do teto caiu dentro de um banheiro localizado no primeiro andar do Plaza Shopping, no Centro de Niterói, na tarde deste sábado (21). Nenhum cliente foi atingido. O fato foi registrado pouco depois das 13h.

De acordo com a direção do shopping, o rompimento de um registro de água do banheiro feminino no piso L1 provocou queda de parte do revestimento de gesso do corredor de acesso aos sanitários.

A equipe de bombeiros civis do shopping foi acionada e atendeu as cinco pessoas que estavam no local, no momento do incidente. O banheiro e corredor estão fechados para manutenção e o shopping segue funcionando normalmente.

Testemunhas disseram que o teto estaria com buracos antes mesmo do incidente. Por conta do desabamento, um cano se rompeu jorrando água no ambiente, o que causou pânico no local, apontam relatos.

A estudante de pré-vestibular Maria Fernanda Magalhães, de 19 anos, mora no Rio, e veio visitar uma amiga em Niterói neste sábado. Era a primeira vez dela no shopping.

Ela vivenciou a situação e contou que estava na companhia de outras duas amigas: a estudante de Letras/Espanhol Luana de Fátima, de 21 anos; e a estudante de Biologia Izadora Martins, de 26. Num determinado momento, todas foram ao banheiro e assim que entraram, relata Maria, a luz apagou e elas ouviram um estrondo.

“O teto, que estava com uns buracos antes mesmo do incidente, despencou na hora que iríamos sair. A água estava jorrando e, no momento do desespero, a moça da limpeza não deixou ninguém sair enquanto ainda era seguro”, disse.

Maria relata que havia uma goteira fraca, que começou a intensificar gradativamente. Quando ela foi lavar as mãos, a luz apagou e ela disse ter escutado um barulho. Nesse momento, ela gritou pelas amigas, enquanto as demais mulheres que usavam o banheiro acendiam as lanternas dos celulares, “e a água jorrando pra caramba”, explicou.

“O teto tinha caído pela metade, porém, na euforia, muitas pessoas saíram, enquanto eu e minhas amigas e mais uma mulher ficamos presas com a moça da limpeza, que em pânico, não deixou a gente nem ao menos ligar para a emergência ou para nossos familiares”, continuou.

Maria disse que algumas mulheres conseguiram sair, mesmo contra a vontade da funcionária. Só que ela e as amigas ficaram sem reação e permaneceram no local.

Ainda segundo Maria Fernanda, restaram cinco pessoas no banheiro. Ela lembra que começou a ficar tonta, por conta da pressão baixa. Uma outra mulher, que segundo ela, relatou ter arritmia cardíaca – também passou mal e foi acalmada. Maria conta ainda que somente após 20 minutos conseguiram sair do banheiro, recebendo atendimento dos bombeiros do próprio shopping.

“Estávamos sem sinal, tentando ligar para alguém, quando o telhado caiu totalmente e o banheiro ficou alagado. Éramos cinco pessoas, e uma moça estava passando mal. A moça da limpeza gritava em pânico pra gente não tirar foto. Por sorte, depois de vinte minutos de desespero os bombeiros chegaram e tentaram prestar socorro pra mim, minhas amigas e a moça”, relatou.

Conforme Maria, no local foi perguntado apenas os respectivos nomes, idade, número de telefone, e se ela e as amigas precisariam de água ou aferir a pressão. Ela reclama que seria necessário um apoio emocional, devido a situação.

“Minhas amigas disseram que era melhor eu ir na ala de apoio porque eu estava muito tonta por conta da situação. O bombeiro nos fez caminhar dois andares […] Para eles, deu impressão que não foi nada demais e queriam omitir sobre a situação, nem mesmo ofereceram apoio emocional”, reclamou.

Publicada às 15h53. Atualizada às 19h41.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *