Estudantes aguardam aplicação das provas. Foto: Ibici Silva/Arquivo

Cerca de 16,5 mil candidatos farão o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Niterói neste domingo (10). O número de inscritos foi 9,5% menor do que 2018, quando a prova mobilizou 18,2 mil estudantes na cidade.

Em São Gonçalo, há 17,9 mil candidatos inscritos para o exame, contra 20,6 mil no último ano. A redução de participantes no município foi ainda mais acentuada, de 13,2%.

A maior parcela dos inscritos no estado do Rio de Janeiro tem de 16 a 20 anos e está com o ensino médio concluído.

A participação nas provas reduziu, de forma geral, em todo o país. O número de inscritos no Enem deste ano foi o menor desde 2012.

O principal fator para a redução, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), foi o fim da certificação no ensino médio a partir de 2017. Até então, candidatos podiam usar a pontuação na prova para obter o diploma.

As provas no estado do Rio de Janeiro ocorrem em 554 locais, distribuídos em 52 cidades. Além de Niterói e SG, na região metropolitana as cidades de Maricá (4,6 mil inscritos) e Itaboraí (3,5 mil inscritos) terão provas.

Provas

Os portões dos locais de aplicação fecham pontualmente às 13h. Serão aplicadas cerca de 90 questões de matemática e ciências da natureza. O tempo para resolução das questões do segundo dias de prova é menor, de 5h.

Em Niterói, agentes de trânsito vão monitorar o tráfego nos locais de prova a partir das 12h até 18h. Em cada ponto haverá ao menos três operadores, com eventual reforço.

Os agentes também vão orientar o trânsito nos arredores e nas vias de acesso aos campi da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Gragoatá, no Valonguinho e na Praia Vermelha; à Universidade Salgado de Oliveira, na Rua Marechal Deodoro, Centro; à Universidade Estácio de Sá, na Rua Eduardo Luiz Gomes, Centro; e à Universidade Anhanguera, na Avenida Visconde do Rio Branco, Centro.

Nos primeiro dia de provas, cerca de 23% dos candidatos faltaram às provas. No estado do Rio, 79 mil candidatos não compareceram. Os gabaritos das provas de matemática e ciências da natureza estarão disponíveis a partir de quarta-feira (13).

Confira mais orientações sobre as provas

Comentários sobre “Participação no Enem tem queda de 11% em Niterói e SG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *