quinta, 29 de outubro de 2020

Perigos que chegam do céu colocam fauna e flora de Niterói em risco

Uma coruja foi encontrada ferida por linha chilena, tratada e solta na natureza. Foto: Berg Silva/Ascom Niterói

Integrantes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói resgataram, nesta sexta-feira (29), uma garça e uma fragata com ferimentos provocados por linha chilena. Na semana passada, um balão caiu e provocou um incêndio em um pequeno trecho de mata protegida no Parque da Cidade. Usar linha chilena é proibido, assim como soltar balões, e quem for pego pode pagar multar ou até ser preso.

Nas duas últimas semanas, quatro animais foram resgatados com machucados por esse artefato, utilizado na soltura de pipas. Em todos os casos, guardas, agentes do da Secretaria de Meio Ambiente e voluntários entraram em ação para salvar os animais e resguardar o ecossistema e sua fauna.

Com 56% de seu território composto por áreas protegidas, Niterói, mesmo o período da pandemia do novo coronavírus, não está deixando de lado os cuidados com as áreas protegidas e os animais, segundo o ambientalista Alex Figueiredo, coordenador do Parque Municipal de Niterói (Parnit).

“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente não parou, mesmo durante a pandemia. Estamos alinhados com a guarda ambiental no combate a focos de incêndio e na proteção de animais feridos. Quando alguém solta um balão ou uma pipa, precisa saber que está colocando em risco não só o meio ambiente, mas também os animais. Mas, estamos de olho e, se flagrarmos alguém, vamos fazer valer a lei”, alerta Alex Figueiredo, agradecendo o trabalho dos voluntários.

Na última semana, guardas ambientais e voluntários combateram um incêndio na área do Parque, prontamente controlado pelas equipes de socorro. No local foi encontrado um balão incendiado, além de um segundo balão que não chegou a pegar fogo.

Ainda na semana passada, uma coruja orelhuda foi resgatada no bairro do Maceió, com um pedaço de linha chilena presa em sua asa. Guardas ambientais fizeram o resgate, retiraram a linha e o animal, que não se feriu, foi solto na área do Parnit.

Uma outra coruja, da espécie mocho orelhuda, foi encontrada por moradores com ferimento de linha chilena e entregue na sede do Parque da Cidade. Ela recebeu o tratamento de veterinários e, na quinta-feira (28) foi solta na própria sede do parque.

Fragata em Jurujuba. Foto: Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (29), uma garça foi resgatada no bairro de Venda da Cruz, na Zona Norte da cidade, por integrantes da Guarda. No final da tarde, uma fragata foi resgatada no bairro de Jurujuba, também com ferimentos. Ambos os animais foram levados para centros de tratamento.

“Por sorte fomos avisados a tempo por moradores, através do número 153, e conseguimos fazer o resgate dos animais. Quando ele está em boas condições, soltamos em seu habitat natural. Caso esteja ferido, levamos para um de nossos centros de tratamento parceiros”, explica Jociley Pereira, responsável pela coordenadoria ambiental da Guarda de Niterói.

“Se pegarmos alguém em flagrante por soltura de balão vamos encaminhar para a delegacia e, em caso de uso de linha chilena, a pessoa será multada. É preciso que todos tenham consciência do perigo que isso representa não só para a fauna e flora, mas para os próprios seres humanos”, pondera.

O decreto nº 11.485/2013, publicado em 24/09/2013, é claro e diz que é proibida a comercialização, guarda, transporte ou uso de cerol e de linha chilena no município de Niterói. O infrator pode receber multa e até ser conduzido para a delegacia em caso de desobediência, se for maior de idade. Caso se trate de menor de idade, os responsáveis podem sofrer as punições. Soltar balão é crime, enquadrado o artigo 42 da lei de crimes ambientais 9605/98.

Publicada às 18h

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *