quinta, 26 de novembro de 2020

Pets ganham ParCão no Campo de São Bento

Campo São Bento, Parque, Niterói, Reabertura, pandemia
As obras começam na próxima semana e a previsão é que sejam concluídas em dezembro. Foto: Pedro Conforte

O Campo de São Bento, em Icaraí, vai ganhar um ParCão. As obras começam na próxima semana e a previsão é que sejam concluídas em dezembro. O espaço voltado para os pets será instalado no entorno do bambuzal, num dos recuos próximos ao Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, ocupando uma área de mais de 100 metros quadrados.

O novo ParCão, de acordo com a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Dayse Monassa, seguirá os mesmos moldes das unidades implantadas pela Prefeitura de Niterói no Horto do Fonseca, e nas praças do Jambeiro e do Vital Brazil. 

O Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural autorizou a implantação do espaço para cães no Campo de São Bento. Dez conselheiros foram a favor da medida, que foi um dos pedidos da população na consulta pública sobre melhorias para o parque.

“Niterói é uma cidade inclusiva para os animais. Nada melhor então do que criar um espaço reservado para eles em um dos mais importantes parques da cidade. Assim, eles poderão circular livremente e conviver com outros amigos de quatro patas”, diz a secretária.

Para o secretário municipal das Culturas, Victor De Wolf, os patrimônios culturais, arquitetônicos e/ou paisagísticos devem ser objetos vivos. Por isso, a inclusão do ParCão no Campo de São Bento segue essa premissa.

“Essa autorização dada pelo Conselho vai ao encontro do desejo dos moradores, ampliando o entendimento do valor afetivo do próprio Campo”, destaca.

A diretora do Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (Depac), Fernanda Couto, enfatiza que a criação do ParCão foi uma das demandas públicas.

“O local foi definido pensando não só na questão do ParCão propriamente dito, mas também pensando em preservar a maior quantidade de área verde possível, considerando que estará inserido num parque que é bem tombado municipal”, afirma.    

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

1 thought on “Pets ganham ParCão no Campo de São Bento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *