quinta, 26 de novembro de 2020

PF apura no Rio lavagem de dinheiro da Petrobras

polícia federal, superintendência, PF, pedro conforte
Agentes cumprem mandados de buscam e apreensão. Foto: Pedro Conforte


A Receita Federal, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagraram na manhã desta quinta-feira (07), a 76ª Fase da Operação Lava Jato, denominada Operação “Sem Limite III”.

As ações acontecem na cidade do Rio de Janeiro para o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pelo juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba.

O objetivo é obter provas adicionais da prática dos crimes de corrupção, de lavagem de dinheiro, contra o sistema financeiro nacional, falsidade ideológica e documental e de organização criminosa.

Nesta fase, apura-se o suposto pagamento de vantagens indevidas a funcionários da Petrobras, entre os anos de 2009 e 2013. Como contrapartida ao favorecimento a empresas que atuavam no ramo de compra e venda de combustíveis marítimos (bunker e diesel marítimo), com as quais a estatal negociava para abastecimento de navios de sua frota no exterior.

Trata-se de uma extensão das operações Sem Limite I (fase 57, deflagrada em dezembro de 2018 e da Sem Limite II (fase 71, deflagrada em junho de 2020 que miraram a área de trading da Petrobras.

A Receita Federal, por meio de sua unidade de inteligência fiscal, vem participando das investigações, em conjunto com o Ministério Público Federal, desde seu início, por meio de cruzamentos e análise de dados internos.

A presente operação é derivada de acordos de colaboração premiada e de provas obtidas em operações anteriores que revelaram o uso de estruturas engendradas para propiciar o pagamento de recursos ilícitos a agentes públicos, mediante a intermediação de doleiros e operadores financeiros.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *