Cidades

Piratininga recebe praça revitalizada

Praça ganhou iluminação de LED, brinquedos, equipamentos de ginástica e espreguiçadeiras. Foto: Divulgação

As obras de reforma e revitalização da Praça da Fazendinha, em Piratininga, foram entregues na tarde deste sábado (8), pelo secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), Axel Grael, que representou o prefeito Rodrigo Neves. Após a implantação da rede de drenagem e pavimentação das ruas do bairro na Região Oceânica de Niterói, a nova área de lazer recebeu playground, academia para terceira idade, pergolado, mesas e cadeiras, bancos e espreguiçadeiras de concreto, nova iluminação com LED e jardim.

Para o projeto da praça, a Prefeitura de Niterói investiu R$ 397 mil. Na atual gestão municipal foram implantadas e revitalizadas mais de 150 áreas de lazer e convivência em bairros e comunidades. O Horto do Fonseca, a Praça Dom Navarro, em Icaraí, a praça Boa Vista, em Itaipu, e o Horto do Barreto, que ganhou um jardim japonês e uma lona cultural, são alguns desses locais.

Axel Grael destacou as obras realizadas pelo Município que transformaram a realidade do bairro e falou ainda da participação dos moradores no desenvolvimento dos projetos.

“Lembro das reuniões que fizemos aqui com os moradores. Quando apresentamos o projeto do túnel Charitas-Cafubá, muita gente achava que não sairia do papel. A medida que as obras foram avançando, as pessoas começaram a se preocupar em como ficaria o bairro, as ruas, e hoje não só a Fazendinha, mas toda a Região Oceânica vive uma nova realidade bastante positiva, com importantes investimentos em infraestrutura, mobilidade, saúde e educação. A entrega desta praça foi mais um passo”, enfatizou.

O secretário citou ainda os próximos projetos do Município para a Região Oceânica, como a criação do Parque Orla, que trará ciclovia, áreas de esporte e lazer, jardins filtrantes.

“Este projeto será mais um importante passo para o processo de recuperação da Lagoa de Piratininga”, explicou Grael.

Moradores da Fazendinha há 12 anos, Luciana Pizzo e Rodrigo Matos contaram que fizeram questão de acompanhar as obras de perto e que se surpreenderam com o resultado.

“Tivemos uma profunda transformação aqui. Antes, as ruas alagavam a cada chuva, hoje não temos mais esse problema. Foi uma conquista”, disse Rodrigo. “A reforma da praça também foi muito importante. Meu filho Mateus, de 11 anos, tem curtido muito o espaço. Lá em casa ele é um dos mais entusiasmados com a praça”, contou Luciana.

O administrador regional da Região Oceânica, Carlos Roberto Boechat, falou dos grandes avanços registrados nos últimos anos, que trouxeram mais qualidade de vida para os moradores, além da valorização dos imóveis.

“As obras de infraestrutura eram uma antiga reivindicação dos moradores. Depois da drenagem e pavimentação, chegou a praça, que também era uma demanda dos moradores, tudo foi feito com muito planejamento e diálogo com a população”, disse Boechat.  

< Coronavírus: 28 casos suspeitos no Brasil já foram descartados Brasileiros resgatados da China desembarcaram na Base Aérea de Anápolis <