quarta, 20 de janeiro de 2021

PM agradece população de Niterói e Maricá por não aglomerar

Policiais Militares no calçadão da praia de Icaraí. Foto: Vítor Soares.

Sem a tradicional queima de fogos e diversos shows, o exemplo de civilidade que deixou as areias da praia de Icaraí vazias no réveillon do ‘novo normal’, foi elogiado pelo comandante do Batalhão de Niterói (12ºBPM), coronel Sylvio Guerra.

Em uma publicação que o comadante compartilhou em redes sociais no início da tarde desta sexta-feira (1), ele agradeceu a população dos municípios de Niterói e Maricá.

“Venho a público agradecer pelo exemplo de civilidade e cidadania no réveillon. Os cidadãos demonstraram preocupação e compromisso com a preservação de vidas humanas ao permanecerem em suas casas, comemorando a passagem do ano com seus familiares. Desta forma, foi possível que a Polícia Militar desempenhasse seu papel de preservação da ordem pública com total tranquilidade”, dizia o comunicado.

Ainda na publicação, o comandante agradeceu as seus policiais.

“Eles permaneceram inabaláveis no cumprimento da nossa missão constitucional, deixando suas casas e seus entes queridos para proteger o próximo. Que tenhamos um 2021 de muita saúde e paz”, finalizou a publicação.

Rio

Com a pandemia de covid-19 e o cancelamento da tradicional festa oficial de réveillon de Copacabana, poucos turistas e moradores do bairro passaram a noite da virada na praia. O esquema de trânsito e de transporte coletivo foi planejado para evitar aglomerações nos pontos tradicionais de queima de fogos da cidade do Rio de Janeiro, que não ocorreu na passagem de 2020 para 2021.

A Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) recolheu 194 toneladas de resíduos produzidos durante a noite de réveillon. Na comparação com o ano passado, quando foram 762 toneladas, a redução foi de cerca de 75% no total. Considerando apenas Copacabana, a redução foi de 89%, com 39 toneladas este ano e 351 toneladas em 2020.

Entre as 21h do dia 30, quando começaram os bloqueios de trânsito determinados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), até a madrugada desta sexta-feira (1), a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) removeu 305 veículos por estacionamento irregular em vias impedidas nas orlas das zonas sul e oeste da cidade.

Foram implantados 54 pontos de bloqueios de trânsito nos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, para impedir o acesso de veículos não autorizados à orla e evitar aglomerações.

Nos três pontos de bloqueio em vias expressas para impedir o acesso de vans, ônibus e micro-ônibus intermunicipais, foram aplicadas no total 256 multas. Foram removidos dois veículos, que faziam transporte irregular de passageiros.

A Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques registrou 79 infrações de trânsito desde a noite do dia 30, com 49 veículos removidos por estacionamento irregular. Também foram autuados dois restaurantes da Avenida Olegário Maciel, na Barra da Tijuca, por promover aglomeração.

Já a Guarda Municipal aplicou 683 multas de trânsito, sendo 546 na orla, durante as ações de patrulhamento e fiscalização iniciadas às 7h de ontem. A maioria das multas foi por estacionamento irregular. Com a proibição de qualquer equipamento de som na orla nessa virada de ano, a Guarda Municipal apreendeu 12 caixas de som que estavam com banhistas na Praia de Ipanema.

O estacionamento na orla entre o Leme, na zona sul, e o Pontal, na zona oeste, continua proibido nos fins de semana e feriados, exceto para moradores e usuários de vagas especiais.

Com Agência Brasil

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *