sexta, 27 de novembro de 2020

PM alerta falta de estratégia no Carnaval de Niterói

O anúncio de mais blocos no Carnaval de Niterói acendeu o alerta no 12º BPM. Em reunião realizada na Delegacia do Centro (76ª DP), o comandante do batalhão, tenente-coronel Sylvio Guerra, demonstrou preocupação com a estratégia definida para o carnaval na cidade, considerando os números informados pelas organizações de blocos para expectativa de público versus a quantidade que tem aparecido para curtir as apresentações. Foi o que aconteceu no último domingo (17) durante a passagem do bloco ‘Vou Zuar’ quando milhares de pessoas ocuparam o Caminho Niemeyer.

Tenente-coronel Sylvio Guerra demonstrou preocupação com novos blocos (Foto: Alex Oliveira)

Segundo o comandante, acabar com um evento antes de começar, ou após, requer atos diferentes por parte da polícia. Por isso, o planejamento da administração municipal, da organização dos blocos e da forças de segurança devem estar totalmente integrados.

“É como um baile funk. Como comandante considero acabar com o evento depois que já começou um caos. No bloco que aconteceu no domingo, eu não pude assumir esse risco, administrei como consegui e deixei o bloco acontecer. Mas a realidade é que me foi avisado que seria um bloco para quatro mil pessoas, quando na realidade tinham 25 mil”, informou Guerra.

O comandante alertou ainda para os dois blocos tradicionalmente realizados no Rio que agora realizarão desfiles em Niterói: A Favorita e Sargento Pimenta.

“Esses são blocos extremamente complicados e que estão para acontecer no mesmo local que já deu problema. Tem que haver um planejamento, uma estratégia traçada com todas as forças de segurança para garantir à população curtir em paz”, afirmou.

O comandante também falou sobre autorização dos blocos. Segundo ele, ficou a cargo da PM autorizar ou não os eventos de carnaval e já adiantou que diversas comunidades do município não estão autorizadas a realizarem blocos ou festas de rua.

“Não tenho como autorizar carnaval em um local que eu sou recebido a bala sempre. Causa sim um constrangimento, mas é a minha responsabilidade. Como eu vou autorizar um evento em um local que eu não consigo entrar caso dê algum problema?”, finalizou.

A reunião da Neltur, marcada para acontecer na terça-feira (19) no Caminho Niemeyer, com o objetivo de discutir novas estratégias para a folia na cidade, acabou cancelada e o motivo não foi informado. Um novo encontro foi marcado para esta quarta-feira às 17h. A Prefeitura de Niterói ainda não informou se pretende fazer alguma alteração na programação de blocos e carnaval de rua, ou se pretende fazer algum remanejamento de atrações confirmadas.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *