quarta, 21 de outubro de 2020

PMERJ celebra 211 anos virtualmente nesta quarta

Corporação celebra 211 anos nesta quarta-feira (13). Foto: Arquivo

Nessa quarta-feira (13), às 17h30, será realizada uma missa no Santuário Cristo Redentor pelos 211 anos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. A celebração será presidida pelo capelão da Corporação, Coronel Marcelo Paiva, e transmitida ao vivo através do canal do reitor do santuário, Padre Omar, no youtube.

Ao final da cerimônia, a imagem do Cristo Redentor será iluminada com a cor azul para simbolizar publicamente a homenagem à Corporação. A celebração será sem público.

Instituída oficialmente como Divisão Militar da Guarda Real da Polícia da Corte em 13 de maio de 1809, a Polícia Militar do Rio de Janeiro celebra mais de dois séculos de história este ano de forma reservada em função da pandemia do coronavírus. Em respeito às exigências sanitárias de isolamento social, para evitar a aceleração do contágio do Covid 19, foram canceladas as programações tradicionais.

Identificada ao longo dos 211 anos com diferentes denominações, a história da Polícia Militar do Rio de Janeiro confunde-se com a história do Brasil, justamente a partir do momento em que o país começava a ganhar contornos de Nação. A partir de 1809, a Corporação esteve presente, sempre como protagonista, nos momentos mais importantes, a começar pelo papel fundamental que desempenhou para tornar o Brasil um país independente 14 anos depois da chegada da Família Real e, mais tarde, na consolidação da Proclamação da República.

Assim como toda a sociedade brasileira, a Polícia Militar passou, e ainda passa, por frequentes transformações culturais e tecnológicas. “Hoje, organizada institucionalmente como Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, a Corporação está diante de uma sociedade mais complexa, que nos impõe missões extremamente desafiadoras”, lembra o secretário de Estado de Polícia Militar, comandante-geral Rogério Figueredo de Lacerda.

“Mais uma vez celebramos o aniversário da honrosa Corporação da Polícia Militar, pedindo proteção aos policiais militares e a toda a família’, destaca Padre Omar.

Publicada às 11h15

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *