sábado, 19 de setembro de 2020

Pontapé em Niterói para obras do novo prédio do IACS da UFF

intervenção seguirá o projeto básico já definido pela universidade. Foto: Berg Silva/Ascom Niterói

A Prefeitura de Niterói assinou nesta segunda-feira (24) a ordem de início para as obras de conclusão do prédio do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS), da Universidade Federal Fluminense (UFF). O projeto, elaborado pela Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento (EMUSA), está orçado em R$ 28 milhões, com previsão de conclusão em 18 meses. A intervenção seguirá o projeto básico já definido pela universidade para atender os cerca de 3.500 estudantes do IACS.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destacou que a assinatura do termo de cooperação para o início das obras marca um momento esperado pela comunidade universitária há 30 anos.

“Essa obra vai permitir que o IACS possa ampliar sua capacidade de formação, qualificar serviços e acolher cada vez mais alunos, fazendo de Niterói uma potência na área da comunicação social e da produção audiovisual’, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

O reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega destacou que a obra é o resultado de uma parceria histórica entre a Prefeitura de Niterói e a UFF, que será importante não só para a comunidade acadêmica, mas para a cidade como um todo diante da importância que a Universidade tem para Niterói.

“A sede do IACS é um prédio acadêmico, mas que tem compromisso direto com a economia criativa, com devolução de profissionais para o município, gerando emprego e renda. Ficamos muito felizes de ter a educação sendo incluída na base do desenvolvimento econômico em Niterói”.

O Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) foi fundado em 1968 e tem cinco departamentos e aproximadamente 3.500 alunos. O projeto do novo prédio, elaborado pela comunidade do instituto, foi mantido para a construção de onze edifícios interligados com bibliotecas, laboratórios, salas de aulas e espaço de convivência.

No bloco que será construído, ficarão abrigados os cursos de Graduação em Arquivologia, Artes, Biblioteconomia e Documentação, Cinema e Audiovisual, Comunicação Social, Estudos de Mídia, Jornalismo, Produção Cultural, e de Pós-Graduação em Ciências da Informação, Cinema e Audiovisual, Comunicação, Cultura e Territorialidades, Mídia e Cotidiano e Estudos Contemporâneos das Artes.

A diretora do IACS, Flávia Clemente, ressalta a importância da nova estrutura para o acolhimento dos alunos.

“Eu vi o crescimento do IACS, que só tinha dois cursos na década de 90 e agora é a segunda maior unidade da universidade, só perdendo para a Escola de Engenharia. O instituto tem hoje nove cursos de graduação, seis de pós graduação e recebe mais de 3.500 alunos. O novo prédio vai atender às necessidades desses estudantes, que precisavam de um espaço adequado para sua formação”, opinou.

O deputado estadual Waldeck Carneiro, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do estado do Rio (Alerj), lembrou que o termo de compromisso assinado hoje celebra e consagra uma parceria que já vem dando bons frutos para Niterói.

“O IACS é um celeiro de formação do pensamento crítico e criativo dentro da universidade. Essa cooperação entre a Prefeitura de Niterói e a UFF é uma resposta positiva à ciência, ao desenvolvimento tecnológico e a inovação em um momento tão difícil para o país”.

A secretária municipal de Fazenda, Giovanna Victer, lembrou de outras parcerias que a Prefeitura de Niterói mantém com a Universidade Federal Fluminense.

“Nós temos projetos que são importantes como o ecossistema de inovação e as bolsas de pesquisa. A tecnologia e a inteligência serão os principais motores de uma retomada econômica sustentável para Niterói”, destacou a secretária.

Participaram também do evento, a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, o secretário municipal de Obras, Vicente Temperini, o coordenador do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFF, João Neto, e o superintendente de operações e manutenção da UFF, Mario Ronconi.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *