
O calçadão da praia de Icaraí, na Zona Sul de Niterói, amanheceu cheio no primeiro dia de afrouxamento das medidas restritivas impostas pela prefeitura para o combate ao novo coronavírus, que acontece nesta quinta-feira (21).
Muito moradores relataram que contavam nos dedos os dias para voltar a praticar exercícios na localidade. É o caso da administradora de imóveis Regina Lemos, 43 anos, que caminhava na orla por volta de 7h.
“Podemos dizer que hoje voltamos a respirar, voltamos a nos encontrar. Ficamos muito tempo isolados, sei que foi para o nosso próprio bem, mas não estamos preparados para ficar sem o calor humano”, disse.

Agentes da Guarda Civil percorrem toda a extensão do calçadão para orientar os frequentadores a manterem o distanciamento e usarem a máscara de proteção – obrigatória na cidade, por lei, pelos próximos três meses.
Até as 9h, um homem havia sido multado por se recusar a usar a máscara no calçadão. O valor da multa é de R$ 180.
Horários

Para evitar aglomeração, a prefeitura determinou um horário especial para que pessoas com mais de 60 anos possam se exercitar. Entre 6h e 9h, o
exercício estará liberado para toda a população, enquanto das 9h às 11h os espaços das orlas estarão reservados exclusivamente para os idosos. Às 16h o exercício volta a ser liberado até as 22 horas para toda a população. Está proibida a prática esportes coletivos.
Segundo a Guarda Municipal, poucas pessoas foram caminhar fora do horário permitido nesta quinta-feira. Até às 13h, todos que foram abordados seguiram a orientação sem resistência.
Comércio
Nesta quinta-feira também foi autorizada a abertura de alguns estabelecimentos considerados não essenciais. São eles: serviços médicos odontológicos; fisioterapias; lojas de materiais hospitalares; de materiais de construção; óticas; e mecânicas de veículos e bicicletas.
Além disso, aqueles que já estavam abertos (padarias, supermercados, pets, farmácias e postos de combustíveis) continuam funcionando normalmente. Os salões de beleza e barbearias ficaram de fora neste primeiro momento.
Publicada às 9h10. Atualizada às 13h.