terça, 26 de janeiro de 2021

Praia do Sossego concorre a prêmio internacional

Praia do Sossego é a única em Niterói concorrendo ao prêmio. Foto: Ascom Niterói

Nesta terça-feira (15), o prefeito eleito Axel Grael divulgou em suas redes sociais que a Praia do Sossego, em Camboinhas, está na fase piloto para receber a Bandeira Azul – a maior premiação global dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo.

“Estamos na fase de visita técnica para avaliação do local frente aos critérios necessários para a premiação. Nos últimos anos, avançamos muito na agenda da sustentabilidade. Nossa cidade tem mais de 50% do território protegido, foram plantadas mais de 75 mil mudas de árvores, tivemos avanços no saneamento, aumento da balneabilidade e vamos avançar cada vez mais”.

Axel Grael, prefeito eleito em Niterói.

De acordo com o prefeito eleito, a Bandeira Azul é um prêmio ecológico, voluntário, concedido às praias, marinas e embarcações de turismo.

“Para se qualificar, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente”, informou Axel na publicação.

Segundo o site oficial do prêmio, no Rio de Janeiro, apenas a Praia do Forno, em Búzios, e a Praia do Sossego, em Niterói, estão na fase piloto da Bandeira Azul.

Obras

Em junho deste ano, a Praia do Sossego, que é integrante da unidade de conservação Parque Municipal de Niterói (PARNIT), concluiu intervenções de melhoria da infraestrutura turística e ecológica, como a escada em pedra com corrimão, caminhos em saibro com guias de balizamento, mirantes, guarda corpo e manejo de águas pluviais/biovaletas.

Desde início do ano, a prefeitura já tinha como objetivo habilitar a Praia do Sossego ao selo da bandeira azul. A Praia de Itacoatiara recebeu o mesmo em 2016 após atender uma série de exigências como a qualidade da água do mar, que é avaliada periodicamente pelo órgão ambiental – no caso do Rio, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) – banheiros públicos, acesso para deficientes físicos, salva-vidas e ordenamento para que nenhum obstáculo impeça o acesso de veículos de socorro urgente, como Corpo de Bombeiros e ambulâncias.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *