quinta, 04 de março de 2021

‘Precisamos nos preparar para o pior’, alerta secretário de Saúde de Niterói

Publicada às 19h45. Atualizada às 20h38.

pedestre, população, faixa de pedestre, niterói, amaral peixoto, pedro conforte
Prefeitura já faz planejamento de olho nas variantes do novo coronavírus. Foto: Pedro Pedro Conforte

Dados atualizados revelam que a pandemia em Niterói segue estável. Nesta segunda-feira (22), o indicador síntese atingiu a marca de 6.13, revelou o secretário de Saúde Rodrigo Oliveira. Há pouco mais de uma semana, o índice era de 6.63, mostra atualização feita no último dia 18 pela própria prefeitura.

No entanto, a possibilidade de casos da variante britânica da Covid-19 que estaria em circulação no Estado já acende o sinal de alerta para ampliação de leitos, testagens e novas medidas de circulação na cidade. Niterói, inclusive, já revisa o Plano de Contingência para o novo coronavírus com objetivo de se preparar para um possível pior cenário.

“Precisamos estar preparados para o pior. Se necessário, fazer ampliação de leitos, testagens e medidas de circulação, caso identifique qualquer aumento do número de casos, o que hoje na Região Metropolitana e Niterói não é observado ainda”

A cada semana, um grupo de especialistas da Prefeitura de Niterói analisa 12 indicadores, como número de leitos disponíveis, casos confirmados e número de óbitos, e chega em um indicador síntese de monitoramento da doença.

Atualmente, de acordo com a Secretaria de Saúde, a ocupação de leitos na rede privada é de 20% e na rede pública está abaixo de 40%. A cidade segue no sinal amarelo nível 2. Quando chegar em 5, Niterói passará para o estágio amarelo nível 1, o patamar mais flexível da pandemia.

O somatório de casos confirmados já atinge o patamar de 28.970. O prefeito Axel Grael (PDT) divulgou 27.844 pessoas recuperados do vírus até esta segunda (22). Baseado em dados da Secretaria de Saúde, ele disse que 208 pacientes permanecem hospitalizados, 105 em isolamento. Ao menos 813 vidas já foram perdidas pela doença na cidade desde o início da pandemia.

Grael também demonstrou preocupação com os possíveis casos da variante britânica da Covid-19 e, por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais nesta segunda, orientou a população para os cuidados necessários.

“Até agora não temos nenhuma evidência disso, mas é sempre importante que você faça a sua parte. É fundamental a continuidade do uso da máscara e aos cuidados de higiene, lavar as mãos, evitar aglomeração”

Profissionais da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro descobriram que o homem com caso confirmado da variante britânica do coronavírus participou de uma reunião de família com ao menos oito pessoas em Nova Friburgo, dias antes de apresentar os sintomas.

Uma equipe técnica da SVS esteve no local para a investigação epidemiológica, e o dono da casa relatou que foi diagnosticado com Covid-19 um dia depois do evento, o que foi confirmado por um teste rápido. Ele já se recuperou da doença e relata não ter viajado nem tido contato com alguém que tenha viajado para locais onde a variante do vírus esteja circulando.

Como não foi coletado material para análise na época em que o dono da casa estava doente, não será possível realizar sequenciamento genético para confirmar se ele também teve Covid-19 a partir da infecção da variante britânica do vírus.

O homem cuja infecção foi comprovadamente atribuída à variante mora na Capital, teve apenas sintomas leves e já se recuperou da doença.

Até sábado (20), havia 13 casos de Covid-19 em investigação por possíveis relações com as novas variantes do coronavírus no estado. São considerados suspeitos pacientes com sinais e sintomas de covid-19 que tenham histórico de viagem ou contato com pessoas oriundas de outros estados e/ou países com circulação de novas variantes.

Casos confirmados

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro já confirmou cinco casos relacionados a mutações do coronavírus, sendo um da variante britânica e quatro da variante brasileira, identificada pela primeira vez em Manaus.

Dois dos pacientes com a cepa brasileira morreram, sendo um morador de Belford Roxo e outro paciente oriundo de Manaus. “A SES reforça que, em ambos os casos, não é possível afirmar que houve agravamento dos quadros devido à mutação do vírus.”

Entre esses cinco pacientes, quatro adquiriram a doença dentro do próprio estado do Rio de Janeiro, o que confirma que as cepas já estão circulando ao menos na capital, e, provavelmente, também nas cidades de Nova Friburgo e Nova Iguaçu. Apesar disso, a secretaria alerta aos demais municípios que é possível que a circulação seja mais ampla, devido à mobilidade de pessoas na região metropolitana.

Vacinação em Niterói

A Prefeitura de Niterói inicia, na próxima quinta-feira (25), a aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19 nos profissionais de saúde maiores de 60 anos que foram vacinados com a primeira dose nos dias 28 e 29 de janeiro.

A imunização será feita no drive thru da Universidade Federal Fluminense e nas policlínicas do Barreto, Vital Brazil, Itaipu, Centro, Fonseca e Piratininga. A vacinação de idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência foi concluída nesta segunda-feira (22).

O prefeito de Niterói, Axel Grael, lembrou que a cidade depende da chegada de novas doses de vacina à cidade para ampliar o público imunizado.

“Há a responsabilidade do Ministério da Saúde em adquirir as vacinas e repassar para os governos estaduais, que encaminham para os municípios. É muito difícil conduzir uma campanha de vacinação sem vacinas. Estamos buscando informações sobre a previsão de chegada de novas remessas para dar continuidade ao trabalho de imunização. Assim que isso acontecer, vamos anunciar um cronograma de acordo com a quantidade repassada”, garantiu o prefeito. 

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, explicou que os profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19, os primeiros a serem vacinados em Niterói, seguem recebendo a segunda dose da vacina. A imunização de idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência foi concluída nesta segunda-feira (22). Na quinta-feira, começa a segunda dose dos profissionais de saúde maiores de 60.

“Para a segunda dose, nós recebemos exatamente a quantidade que recebemos na primeira remessa destinada a esse público. Portanto, só vacinaremos aqueles que receberam a primeira dose da imunização em Niterói, seguindo o Plano de Imunização da cidade. A partir de amanhã, vamos disponibilizar no site, nas redes sociais da Prefeitura e através do 153 o calendário detalhado de vacinação dos profissionais de saúde maiores de 60”, detalhou. 

A imunização de acamados também segue sendo feita. O agendamento para vacinação dos idosos acamados deve ser feito através do e-mail [email protected], e as mensagens devem conter nome, sexo, data de nascimento, CPF, endereço, condição de saúde e telefone de contato.

Locais de vacinação


Drive thru: Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá – Rua Alexandre Moura, 8 – São Domingos. 

Policlínicas:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brasil Filho, s/nº – Vital Brasil.

Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Presidente Craveiro Lopes, 726 – Barreto.

Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.

Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – R. Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca.

Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111 – Piratininga.

Com Agência Brasil

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *