terça, 19 de janeiro de 2021

Prefeitura de Niterói não vai antecipar vacinação contra Covid-19

Covid-19, coronavírus, vacina, imunização, seringa
Data da campanha está sob responsabilidade do Ministério da Saúde. Foto: Pedro Conforte

Após inúmeras divulgações sobre aquisição de vacinas para antecipar a vacinação contra a Covid-19 em Niterói, nesta segunda-feira (11), o prefeito Axel Grael (PDT) confirmou que a cidade irá seguir o Plano Nacional de Vacinação estabelecido pelo Governo Federal, portanto obedecendo aos prazos e datas determinados pelo Ministério da Saúde.

No último dia 10 de dezembro o então prefeito Rodrigo Neves (PDT), chegou a assinar, na sede do Instituto Butantan, em São Paulo, um memorando para o fornecimento de 1,1 milhão de doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto, para Niterói. Pelo cronograma proposto ao Butantan e assinado seriam 300 mil doses disponíveis até o fim deste mês de janeiro para profissionais de saúde e idosos, outras 300 mil doses para o fim de fevereiro, distribuídas aos cidadãos com comorbidades e profissionais de educação, e outras 500 mil para o restante da população durante o primeiro semestre, até maio.

No entanto em reunião com o governador de São Paulo, João Doria, nesta segunda acabou sendo confirmado, inclusive, que a compra da Coronavac não será possível, por conta da exclusividade entre o Instituto Butantan e o Ministério da Saúde e, portanto, caberá ao Governo Federal estabelecer as datas.

“A compra integral das vacinas do Instituto Butantan pelo Ministério da Saúde é uma vitória do SUS. No entanto, é urgente que o Governo Federal coloque em prática o Plano Nacional de Imunização, do qual Niterói fará parte. Já entrei em contato com o Ministério da Saúde, Secretária de Estado de Saúde, Fiocruz e Butantan para comunicar que estamos prontos para a imunização”

A medida acontece após a publicação no Diário Oficial da União, em edição extra, na noite de quinta-feira (7) com a medida provisória estabelecendo a compra e os direitos de distribuição. A alteração provocou confusão entre os moradores da cidade, que relutantes continuavam acreditando em uma data antecipada para a vacinação na cidade.

Niterói contará com 54 salas de vacina nas unidades do Programa Médico de Família (PMF), policlínicas e unidades básicas de saúde, além de uma unidade de vacinação no modelo de drive thru. A vacinação também poderá ser agendada através do aplicativo Dados do Bem, já utilizado pelo município para a marcação de testes rápidos de Covid-19 pelo sistema de drive thru. Niterói já testou mais de 150 mil pessoas durante a pandemia.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *