segunda, 26 de outubro de 2020

Prefeitura do Rio abriu 329 novos leitos de Covid-19 neste mês

Foram abertos 802 leitos na rede municipal. Foto: Agência Senado

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já abriu 802 leitos exclusivos, desde o início da pandemia, para o tratamento da Covid-19. Deste total, 183 são leitos de UTI. Desde o dia 1º de maio, foram abertos 329 novos leitos para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus.

O Hospital de Campanha da Prefeitura, no Riocentro, aumentou sua capacidade para mais 40 leitos. Atualmente são 140 leitos, sendo 30 de UTI e 110 de enfermaria. Novos leitos ficarão prontos ao longo da semana com a instalação dos equipamentos recém-chegados da China.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que esses leitos que aparecem como “livres” na plataforma da regulação estão em unidades especializadas, como maternidades, psiquiátricas e pediátricas, e que não podem ser usados para Covid-19, já que a rede continua atendendo pacientes com outras necessidades.

Nos leitos para Covid ocupados há rotatividade de vagas por causa de altas e óbitos, além de transferências para leitos de UTI que dão retaguarda às enfermarias de Covid e são usados quando o estado do paciente se agrava. 

Taxa de Ocupação SUS

Em toda a rede SUS na cidade do Rio – que inclui leitos de unidades municipais, estaduais e federais – há 1.735 pacientes internados com suspeita de Covid, sendo 529 em UTI. 

A taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 na rede SUS no município é de 87%. Já a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria para pacientes com suspeita de Covid é de 86%, também no município.

Fila para transferência

Em todos os hospitais públicos da cidade do Rio – e não apenas nas unidades da rede municipal – há 571 pessoas na fila da regulação, aguardando transferência para leitos dedicados a Covid-19. Do total,  268 pacientes aguardam vaga para leitos de UTI. 

Os pacientes podem ser regulados para internação em qualquer uma das diferentes redes, seja federal, estadual ou municipal.

Publicada às 10h10

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *