quarta, 16 de junho de 2021

Primavera será de calor e chuva no Rio de Janeiro

Estação termina em 21 de dezembro. Foto: Ibici Silva

Conhecida como a estação das flores, começa na manhã desta terça-feira (22), às 10h31, a Primavera. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação termina no dia 21 de dezembro, às 07h02.

A estação é caracterizada como um período de transição entre as estações seca e chuvosa. Durante a Primavera, a previsão é de temperatura mais elevada em grande parte da Região Norte, no interior da Região Nordeste e em alguns pontos da parte central do Brasil.

No Rio de Janeiro, a previsão para esta primeira semana é de chuva em todo o estado, entre 20 e 100mm. Já as temperaturas devem continuar elevadas, com máxima acima dos 30º em praticamente todo o Brasil, podendo chegar a 40°, e mínima entre 12 e 24°.

De acordo com o meteorologista Wanderson Luiz Silva, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), a média de chuva para a estação no Rio é de cerca de 300mm, já as temperaturas, ficarão em torno de 27,5º a 30º.

“A expectativa é de chuva um pouco acima da climatologia. A Primavera começa com a mudança do inverno para o verão, então acabamos tendo esse padrões misturados, que podem trazer uma frente fria e aquelas pancadas de chuva de verão no final do dia”, disse.

Já na região Sul, as chuvas deverão ficar concentradas no Rio Grande do Sul e no extremo norte do Paraná, com variações entre 07 a 40mm. No Nordeste predominarão áreas sem chuva, com baixo volume apenas para o litoral da Bahia e Sergipe. Na região Norte, os maiores acumulados estão previstos com concentração na metade oeste, com chuvas variando entre 40 a 150mm. Já na região Centro-Oeste, há previsão de chuvas espalhadas com totais acumulados entre 07 e 40mm.

Frio

O tempo vai esfriar nesta terça em Niterói, com mínima de 17º e máxima de 19º, com chuva durante todo o dia. Já em São Gonçalo e Maricá, as temperaturas irão variar entre 16º e 18º.

Primavera no museu

A 14ª edição da Primavera dos Museus começa nesta segunda-feira (21) e vai até o próximo domingo (27) com atividades virtuais promovidas por instituições de todo o país. O evento é uma ação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e, neste ano, tem o tema Mundo Digital: Museus em Transformação.

‘Com o isolamento social provocado pelo Covid-19, o tema propõe experimentar e produzir novas práticas de significado, de linguagens de armazenamento e de disseminação das informações de museus a fim de estimular museus a preservar, a investigar, a comunicar, a interpretar e a expor as coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico e cultural, valendo-se das ferramentas digitais e da lógica das redes sociais’, explica o Ibram, em comunicado.

O guia com a programação completa está disponível pelo internet em museus.gov.br. Durante toda a semana, 520 museus desenvolverão mais de 1,3 mil atividades das mais diversas categorias: palestras, visitas virtuais mediadas, exibições de filmes, contações de histórias, exposições, shows musicais e rodas de conversa.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');