sexta, 16 de abril de 2021

Procon-RJ encerra primeiro mutirão virtual de educação particular

Procon-RJ realizou mutirão virtual. Foto: Agência Brasil

Durante esta semana, de 22 à 26 de março, aconteceu o primeiro mutirão virtual do Procon Estadual do Rio de Janeiro, cujo objetivo foi solucionar problemas dos consumidores com as instituições de ensino particular que surgiram durante a pandemia.

A grande maioria dos alunos que se inscreveram tem dívidas com as instituições e querem negociar os débitos. Das demandas já finalizadas, 75% fecharam em acordo. Um dos consumidores conseguiu anistia da dívida e os descontos concedidos no evento chegaram a até 92%.

“O mutirão foi muito positivo e o número de pessoas que nos buscaram para negociar com as escolas e universidades privadas superou nossas expectativas. As instituições que aderiram ao evento se comprometeram e realmente fizeram propostas favoráveis para ajudar os consumidores a resolver as pendências financeiras”, observou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

Matheus, aluno da Universidade Veiga de Almeida, perdeu a mãe e a avó para a covid-19 e não conseguiu pagar algumas mensalidades de 2020, já que eram elas que arcavam com os seus estudos. No mutirão, ele conseguiu a anistia da dívida.

Já Paula, ex-aluna da Estácio de Sá, ficou desempregada e precisou trancar os estudos. Devido a problemas financeiros, acumulou mensalidades em atraso e, no mutirão, fechou um acordo com desconto de 92% para quitar o débito.

Em situação parecida estava Bruna, aluna da Univeritas, que conseguiu desconto de 29% para solucionar os problemas financeiros com a faculdade e poderá continuar a estudar.

A Universidade Estácio de Sá foi a empresa mais demandada, com 491 solicitações, e também a que fechou mais acordos até o momento. Com o empenho dos servidores da autarquia, juntamente com o departamento jurídico da faculdade e sua célula de mediação, das tratativas finalizadas, 75% fecharam em acordo. A segunda mais demandada foi a Universidade Veiga de Almeida, seguida da Unigranrio.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');