sexta, 27 de novembro de 2020

Proibida circulação de ônibus de Niterói para o Rio

Transportes intermunicipais são suspensos ao Rio. Foto: Arquivo

A circulação do transporte intermunicipal de passageiros, que liga a Região Metropolitana à cidade do Rio de Janeiro será suspensa, a partir da meia-noite do próximo sábado (21). É o que visa o decreto (número 46.980) extraordinário do governador Wilson Witzel (PSC), publicado na noite desta quinta-feira (19), nos atos oficiais. As medidas são válidas por 15 dias.

Segundo o texto, a exceção é somente para trens e barcas (sistemas ferroviário e aquaviário), que operarão com restrições definidas pelo governo do Estado com regras específicas, para atendimento a serviços essenciais. A restrição não se aplica aos carros particulares.

A medida também restringe a entrada de ônibus com origens nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Distrito Federal e demais lugares em que a circulação do vírus confirmada ou situação de emergência confirmada. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) será responsável por ratificar esta determinação até o início da vigência da medida.

O decreto ainda suspende, pelo mesmo período, o transporte de passageiros por aplicativo, no mesmo trajeto (Região Metropolitana-Rio de Janeiro) e vice-versa. A justificativa da restrição mais radical é decorrente do aumento no número de casos e da confirmação de duas mortes pelo novo Coronavírus (Covid-19) no Estado do Rio. Uma delas, em Miguel Pereira, e outra, em Niterói.

“As forças de segurança do Estado do Rio de Janeiro deverão atuar para manter o cumprimento das disposições do presente decreto, sendo certo que para tal fim, poderão fotografar e filmar todos aqueles que descumprirem as medidas previstas no presente artigo, a fim de instituir ato de comunicação ao Ministério Público”, determina o texto.

Em nota, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que autorizou, entre 17 e 31 de março, a fiscalização do transporte intermunicipal de passageiros pelo Detro-RJ na circunscrição das rodovias federais do Rio, considerando a portaria que estabeleceu a proibição da circulação de veículos que transportam passageiros nas modalidades: regular, fretamento e complementar.

Transporte aéreo

Também ficam suspensos os voos internacionais, ou nacionais com origem nos estados São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Distrito Federal e demais estados em que a circulação do vírus for confirmada ou situação de emergência decretada.

A presente medida vale para o transporte de passageiros e, portanto, não se aplica às operações de carga aérea. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) tem a competência para ratificar esta determinação até o início da vigência da medida.

Festas

A atualização do decreto ainda prevê a suspensão de atividades previamente autorizadas como salão e casas de festas.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

31 thoughts on “Proibida circulação de ônibus de Niterói para o Rio

  1. Trabalho no Lab micro imagem e preciso ir de São Gonçalo para copacabana. De barca será muito pior. De ônibus o transporte e rápido . A barca ficará super lotada.

  2. E a linha venda das pedras × são Gonçalo,ao qual também tem sido complicado para os passageiros ?

  3. Por quê não fizeram como na Itália e proibiram o Carnaval?
    O vírus já estava fazendo estragos na China e Europa e o governador do Rio não julgou necessário, talvez fosse preciso uma catástrofe maior para que esquecêssemos a tragédia da água contaminada da CEDAE. Ninguém mais se preocupa em saber da água contaminada, antes por bactérias e agora também por produtos químicos para retirar o mau cheiro e o fedor.

  4. Eu acho que deveria ser estendido, também aos condomínio, onde tem salão de festa, quando não tem salão de festa, os moradores fazem festa embaixo do seu bloco, pode contaminar da mesma maneira.

  5. Eu gostaria de saber qual a diferença de não ter ônibus, e ter barcas, isso só vai encher mais as barcas. É a mesma idiotice de suspender os ônibus normais, é deixar o BRT, óbvio que lotou o BRT. É uma incompetência total. Porra se é pra não sair, para tudo.

  6. Precisamos abrir leitos e comprsr mais aparelhos de respiração para atender os casos graves. Para que todos possam receber o atendimento necessário. Urgente.

  7. Boa noite a todos. a minha amiúde opiniao e a seguinte . porque nao fiseram isso antes quando ainda estava na china ? Pois seria muito simples proibir qualquer embarcação de atracar no rio trazendo turistas de todo o mundo . E os estados fazerem a mesma coisa bloqueando a entrada de quaisquer meio de transporte vindo de outros estados . Mais sei que vao me chamar de radical isso Nao era interessante para o governo pois iria fazer inimizade com outros estados e países. Agora proibem o direito de ir e vir a nois trabalhadores que precisamos ir para o rio e nao temos carro dependemos do tranporte publico ou particulares . Isso e uma vergonha pois temos que aceitar . Ate quando seremos vitimas destes governos . Agora quero saber se vao pagar minhas contas ja que dependo do transporte …

  8. Gostaria de saber se os onibus que fazem as linhas até a central do Brasil tbm seram suspensas apartir desse sabado

  9. Absurdo ,estamos sendo isolados ,perdemos o direito constituído de ir e vir daqui a pouco os infectados irão para o paredão e serão fuzilados. Não temos culpa se o Sr governador permitiu a festa da carne na cidade (carnaval),agravando a propagação desse vírus .

  10. Bem os motéis não param né e as camareiras td sofre com isso. Pq ali pode ser foco de infecção infelizmente. Tem q ser tomada medidas tbm.

  11. Ele vai ficar sem os profissionais de saúde que se deslocam diariamente Niterói/Rio. Burrice!

  12. Senhor governador se possível bloqueia o Rio card dos idosos eles estão andando atoa nas ruas

  13. Por favor as regras precisam valer para a cidade vizinha de Niterói. São Gonçalo as pessoas não tem noçao do risco que estão correndo. Por favor, decreto para nao ter onibus de niteroi pra SG. Proiba a app também. ? sou moradora de SG. E sei bem como esta aqui.

  14. Medidas necessárias ,acertou o governo,aproveitando Governador já que estamos sem trabalhar ,poderia também suspender o pagamento de luz, água, telefone e internet,aluguel e prestação do carro,sem trabalho sem condição alguma de pagar tais contas.

  15. Bom dia! Sei que o governo está tentando fazer o melhor pela população, e sei que tem muitas pessoas circulando sem necessidade nas ruas , mas sou diarista como vou sobreviver em casa sem dinheiro para comprar nada?

  16. Bom dia! Sei que o governo está tentando fazer o melhor pela população, e sei que tem muitas pessoas circulando sem necessidade nas ruas , mas sou diarista e muitas familias tambem não tem renda , como vamos sobreviver em casa sem dinheiro para comprar nada?

  17. Acho perfeita a radicalização das atitudes preventivas por parte do Governo. O surto será minimizado se as medidas forem cumpridas.

  18. Gente , profissionais de saúde vão poder ir pelas barcas apresentando crachá e contra-cheque. Porém só passará quem fizer parte dos recursos essenciais, se vc vai só para trabalhar nem tente.

  19. Infelizmente nosso governo cada dia parece que quer diminuir o nosso povo se lá nos outros países já estava tendo toque de recolher ñ mais Brasil quer saber só de ganhar esperou o carnaval e deixaram eles entrarem agora o vírus já chegou a Cedae até hoje ñ ouvir falar mais nada os chinêses estão ai devagarzinho entrando e cade nossos governantes o presidente e só mais um pra não fazer a diferença enquanto não tiver ordem e progresso nada teremos quero ver quem vai pagar minhas contas principalmente de luz etc…

  20. Ou para tudo ou para nada
    Preciso trabalhar e ou mesmo tempo preciso me proteger e proteger minha família e a todos ppis somos filhos de Deus não tenho o suporte e o luxo de a minha empresa me deixar em casa
    Tenho que trabalhar pra não ser demitido
    O que eu faço
    Rodrigo neves o senhor esta certo em fazer o que pode pra ajudar a população

  21. Bom dia alguma previsão de quando começa circular os ônibus de Niterói e São Gonçalo para o Rio?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *