Cidades

Projeto Gugu: Patrimônio Cultural Imaterial do RJ

Aulas do Projeto Gugu no Campo de São Bento. Foto: Divulgação Projeto Gugu.

A Assembleia Assembleia Legislativo do Rio de Janeiro (Alerj), aprovou em segunda discussão nesta quinta-feira, um Projeto de Lei (PL) que pode transformar o Projeto Gugu de Niterói como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A partir daí, o projeto poderá ser sancionado ou vetado pelo governador Wilson Witzel num prazo de 15 dias.

Autor do PL, o deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), disse que desenvolveu a iniciativa objetivando estimular a independência dos idosos por meio da prática de atividades físicas, especialmente direcionadas para o público acima dos 65 anos.

“Atualmente, o programa possui 37 núcleos de ginástica, dois de dança de salão e um coral espalhados por diversos bairros niteroienses, alcançando seis mil participantes cadastrados”, afirmou Waldeck.  

Em abril de 1995, com a proposta de oferecer bem estar e qualidade de vida aos idosos, através de aulas de ginástica, foi lançado o Projeto Gugu de Ginástica para a Terceira Idade, na Praia de Icaraí, em Niterói-RJ, pelo médico e professor Carlos Augusto Bittencourt Silva, o Gugu, como era popularmente conhecido. 

< Witzel é alvo de novo protesto de estudantes em Niterói Blindado intercepta motociclista no Boa Vista, em Niterói <