quarta, 02 de dezembro de 2020

Projeto UÇÁ realiza diversas atividades na praia de Itaipu

Na próxima sexta (22), será comemorado o Dia Mundial da Água, para celebrar a data e sensibilizar a população sobre a importância da conservação dos ecossistemas costeiros, o Projeto UÇÁ irá realizar uma edição especial do evento Andada UÇÁ, na praia de Itaipu, em Niterói. Com diversas atividades lúdicas e interativas, a programação ocorrerá das 9h às 12h.


No local, o público encontrará diversos estandes, com exposições e atrações para todas as idades. (Foto: Divulgação)

A ação é realizada em parceria com o INEA, Prefeitura de Niterói, Fiperj, os projetos Meros do Brasil, Grael, Aruanã e Mar de Conhecimento, o Ateliê do Encontro, a Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (Resex), a Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (CLIN),  o Museu de Arqueologia de Niterói, e pescadores de Itaipu.

A proposta dessas atividades socioambientais é levar informações sobre a questão da biodiversidade da região, os impactos que os organismos marinhos estão sofrendo com a poluição, entre outros dados, de maneira divertida e estimulante.

Os visitantes terão a oportunidade de observar de perto, em um tanque, diversos animais, como peixes e ouriços-do-mar, da Resex; organismos in vitro, do Projeto UÇÁ; além de tartarugas marinhas, levadas pelo Projeto Aruanã.

Para as crianças, haverá diversas atividades lúdicas, nas quais poderão se divertir e aprender a cuidar melhor do meio ambiente. Esta edição contará também com a presença das sereias, que fazem muito sucesso com os pequenos. Elas estimularão a reflexão sobre a importância da conservação ambiental. 

O Projeto Meros do Brasil também levará várias brincadeiras para as crianças, e adultos, como: sorteios de camisas infantis, distribuição de e-copo, desenhos para colorir, tatuagem temporária com imagens de animais marinhos, jogos, ‘plantação de desejos’, entre outras. Esse projeto integra, juntamente com o UÇÁ, uma rede recém-criada de projetos socioambientais da Baía de Guanabara, suas ilhas e entorno.

Todas as atividades da Andada Uçá contarão com intérprete de Libras, recursos para deficientes visuais e profissionais treinados para atender pessoas com diversidade intelectual. O objetivo é proporcionar uma educação ambiental inclusiva. 

A equipe que coordena a Operação LIMPAOCA, do Projeto UÇÁ, estará presente para orientação e realização da coleta de resíduos que impactam praias, costões, manguezais e o ambiente marinho em geral.

Já a CLIN, além de expor itens confeccionados com resíduos sólidos, se responsabilizará pelos materiais coletados.

“Com pequenas iniciativas a gente vai somando com tantas outras e formando uma ‘colcha’ de ações. Se em cada lugar, ocorrer uma ação semelhante, talvez com o tempo, conseguiremos ter um resultado mais efetivo em relação à sensibilização da população para os cuidados diários com a separação dos resíduos sólidos e na redução do consumo excessivo”, destaca a organizadora do evento e bióloga Helensandra Costa.

O presidente da ONG Guardiões do Mar e coordenador nacional do Projeto UÇÁ, Pedro Belga, conta que essa ação ocorrerá mensalmente na praia de Itaipu. “O melhor desse tipo de atividade é que ela alia um anseio da comunidade de pescadores de Itaipu com a educação ambiental na prática, incluindo a educação ambiental inclusiva. E a Andada do Uçá, que já é uma atividade comum do Projeto UÇÁ, passa a ser uma ação continuada. Dessa forma, a gente busca levar informar e disseminar boas práticas ao longo de vários meses”, explica ele.

Projeto UÇÁ

Com o patrocínio da Petrobras – o Projeto UÇÁ já reflorestou em quatro anos mais de 182 mil m² de manguezais. Além de ser objeto de artigos, trabalhos de conclusão de curso e quatro dissertações de Mestrado, para o biênio 2018-2020, ele vai atuar na melhoria da qualidade ambiental em oito municípios da região da bacia contribuinte da Baía de Guanabara.

Serão feitas ações de manutenção e monitoramento de manguezais, educação ambiental e produção de conhecimento científico de forma sustentável, priorizando os pescadores e catadores e caranguejo. O objetivo é contribuir para o conceito de “Lixo zero” e as práticas corretas de descarte de resíduos sólidos na Baía.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

3 thoughts on “Projeto UÇÁ realiza diversas atividades na praia de Itaipu

  1. Que maravilha! Viva a regiao oceanica, o PESET e a RESEX. Precisamos de atividades como essa de forma permanente para informar e sensibilizar os moradores.

  2. Parabéns a todos que coordenam esse projeto maravilhoso,a nossa Instituição CCA Clube de Cláudia Alves estará presente participando deste evento de conscientização a população .
    Pará bens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *