Projovem Urbano tem sua aula inaugural em SG


Projeto do Governo Federal tem o objetivo de elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos. (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo)

Na tarde desta terça-feira (16), os alunos matriculados compareceram à aula inaugural do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano).

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, ocorreu às 14h, na Escola Municipal Antônio Carlos Jobim, no Amendoeira, com o objetivo de reunir estudantes, mediadores e professores para dar uma introdução de como será o curso, que tem duração de 18 meses.

O Projovem Urbano é um projeto do Governo Federal que tem o objetivo de elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever, mas que não tenham concluído o Ensino Fundamental, visando à conclusão desta etapa integrada à qualificação profissional e ao desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania, na forma de curso.

Logo, além de concluir o Ensino Fundamental, o estudante terá oportunidade de se qualificar profissionalmente como arquivador, almoxarife, contínuo (office boy/girl) e auxiliar administrativo. 

O secretário de Educação, Marcelo Azeredo, explicou o objetivo do programa, que é uma grande oportunidade para todos.

“Com o Projovem, as pessoas têm a chance de completar seus estudos e ter o sonho de uma alfabetização adequada. Nós sabemos que não é fácil, pois muitos jovens abandonam os estudos para trabalhar e ajudar sua família. Por isso, o Projovem é, de fato, uma oportunidade imperdível. Temos que incentivar nossos jovens a continuarem seus estudos”, ressaltou. 

A comerciante Thaíssa da Silva, de 25 anos, é moradora do Amendoeira e demonstrou grande empolgação para o curso. Precisou parar os estudos no 8º ano do Ensino Fundamental por conta do trabalho e de seus três filhos. Agora se planejou para voltar e concluir um de seus sonhos. 

“Tive que parar de estudar por causa dos meus filhos e fiquei apenas trabalhando. Uma filha minha estuda na escola e quando soube da oportunidade não podia perder, algo que sempre quis e não tive chance. Fui a primeira a me inscrever no programa e estou entusiasmada com essa conquista. Um dos pontos positivos é que o horário bate com a escola dos meus filhos”, declara. 

Existem duas turmas completas, totalizando cerca de 80 alunos. Além dessa escola, haverá as aulas na Escola Municipal Presidente João Belchior Marques Goulart, em Tribobó. As aulas acontecerão de segunda a sexta, das 14h às 18h.

As inscrições para o Projovem continuam abertas para dar oportunidade a todos os interessados em concluir o Ensino Fundamental no município. Quem quiser se inscrever deve se dirigir às escolas participantes: Escola Municipal Antônio Carlos Jobim, no bairro Amendoeira, e Escola Municipal Presidente João Belchior Marques Goulart, em Tribobó. No ato da matrícula é necessário apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e histórico escolar (se possuir).

Para maiores informações, estão disponíveis os telefones (21) 98785-2607 e (21) 3700-2288.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *