quarta, 02 de dezembro de 2020

Próximos dias serão de ferver em Niterói e São Gonçalo

Sol, calor, Verão, Praia, água, hidratação, Niterói
Onda de calor deve seguir até sexta-feira. Foto: Pedro Conforte

A chegada de outubro promete altas temperaturas que já estão sendo sentidas nesta quarta-feira (30) em Niterói e São Gonçalo. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que os termômetros alcancem os 40º, com sensação térmica bem acima. 

Segundo o meteorologista, Wanderson Luiz silva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o forte calor é normal na primavera. 

” É comum termos eventuais períodos com ar seco e muita radiação solar incidente, o que favorece a rápida elevação da temperatura. Até o final dessa estação podemos ter outros períodos de muito calor. Mas que são intercalados por ocasionais passagens de frentes frias”, explicou. 

A primavera com cara de verão já é a realidade enfrentada por Alessandro Leal Otávio, de 43 anos, que há 15 trabalha como gari na Companhia de Limpeza de Niterói (Clin).

“Para se proteger do sol, a gente coloca chapéu e toma água o tempo todo, sem esquecer de usar o protetor solar. Na verdade, já estamos acostumados com esse calor todo. Às vezes trabalhamos com a camisa toda molhada, mas aí a gente toma um banho na hora do almoço e está tudo resolvido”, contou.

Calor, sol, Gari, Clin, Verão, Praia, Niterói
Funcionário da Clin enfrenta o calor como pode. Foto: Pedro Conforte

Cuidados

Segundo a nutricionista, Chrys Gomes as altas temperaturas devem inspirar cuidados para todos. A atenção com a saúde é primordial para enfrentar os dias quentes de uma maneira mais leve.

“Quando transpiramos perdemos eletrólitos. Por sua vez, eles devem ser repostos para não desequilibrar o organismo. Para aguentar esse calor todo, se manter hidratado é fundamental. Então o ideal, é beber um copo de água logo ao acordar e manter a hidratação ao longo do dia. Isso deve fazer parte da rotina diária de todos”, destacou.

A nutricionista atenta que consumo de água deve atingir a marca mínima de dois litros por dia.

“Pode ser água com gás, de coco ou até mesmo saborizada. Uma dica é misturar abacaxi, limão e gengibre. Chá gelado também aparece como um boa opção, além dos sucos naturais que são uma ótima fonte nutrição e hidratação. Para quem não quer atrapalhar a dieta, vale apostar na ingestão de frutas de baixo índice glicêmico como o limão e o abacaxi”, afirmou.

A profissional lembra que durante o calor, o ideal é evitar o consumo de comidas condimentadas.

“O ideal é comer saladas frias que são mais leves, como opção para almoço e jantar”, indicou

O empresário Marcelo Araújo de 50 anos, mora em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e está em Niterói para visitar familiares. Ele disse que apesar de ser brasileiro e morar fora do país há alguns anos, não consegue acostumar com o calor do Rio.

Sol, calor, Verão, Praia, água, hidratação, Niterói
Marcelo Araújo afirma não conseguir acostumar com o calor do Rio. Foto: Pedro Conforte

“Para driblar esse calor todo que faz aqui eu gosto de andar de moto e tomar muita água de coco”, destacou.

Frente fria

Ainda de acordo com a meteorologia, a previsão é que apenas no sábado (3), a chegada de uma frente fria pode mudar o tempo no Rio e trazer um trazer um pouco de chuva para o estado e queda de temperatura. 

A previsão para o sábado é que a temperatura máxima alcance os 27º graus com sol entre nuvens e pancadas de chuva à tarde. A noite o tempo passa a chuvoso. 

Já no domingo, de acordo com Inmet, a máxima fica em torno dos 25º graus e a mínima de 19º. A previsão é que o tempo fique chuvoso durante todo o dia e também a noite. 

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *