domingo, 27 de setembro de 2020

Qualificação profissional em música aumenta chances em carreira militar

Sabe aquele sonho de se tornar militar e ingressar numa banda de música? O ex-aluno da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) do curso de qualificação profissional em teoria musical da Faetec de Marechal Hermes, Misael dos Santos Leite, ficou em terceiro lugar em todo o Brasil no concurso da Escola de Sargento das Armas do Exército (EsSA), no fim de 2019, no cargo de Sargento Músico.

Para os interessados em seguir os passos de Misael e ingressar na carreira musical e nas bandas militares das Forças Armadas, a Rede Faetec está com inscrições abertas para 760 vagas gratuitas nos cursos na área de música. Basta escolher entre as unidades de Marechal Hermes, Quintino Bocaiúva e Niterói.

Somente na Banda da Faetec de Marechal Hermes, 65 ex-alunos ingressaram em carreiras militares no cargo de Sargento Músico da Aeronáutica, Exército e Marinha. A unidade da Faetec forma alunos na área por meio dos cursos de qualificação profissional gratuitos há 17 anos.

A história do ex-aluno Misael começou aos 15 anos de idade quando decidiu tocar violão. Aos 17 anos, partiu para o saxofone, instrumento que ganhou de um amigo que é sargento militar. Um ano depois, ingressou na Faetec para expandir seus conhecimentos na área musical.

“A Faetec foi um divisor de águas para mim. Toda a minha evolução na área de orquestra e banda foi a Faetec que me proporcionou. A questão de tocar em conjunto, saber tocar em uma banda e ter uma educação musical foram temas que me fizeram avançar na música. Sou muito grato à Faetec e sei que fui um privilegiado”, disse emocionado Misael dos Santos Leite, que após dois anos de formação, assumirá o cargo de Terceiro Sargento Músico.

O secretário da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, exaltou a importância de uma das mais antigas tradições militares e também brasileiras.

“As bandas militares são históricas e para quem almeja aprender música, o curso de qualificação profissional da FAETEC pode ser o pontapé inicial para um futuro brilhante. Parabenizo o Misael pela excelente colocação no concurso da Escola de Sargento das Armas do Exército e espero que a história dele sirva de inspiração para outros alunos”, completou o secretário.

Processo Seletivo

Os interessados em uma oportunidade na área musical devem se inscrever por meio do site da Faetec, até esse domingo (26). Os cursos têm duração de 20 semanas com carga horária de 320 horas/aulas. O sorteio público das vagas será realizado na próxima segunda-feira (27) e a listagem completa será publicada no site da instituição. O período de matrícula para os candidatos sorteados será entre os dias 28 a 31 de janeiro. As aulas começam no dia 10 de fevereiro (segunda-feira).

Em Niterói, na unidade da Faetec Henrique Lage, são 256 vagas para os cursos de banda para concerto musical; banda percussão; flauta básico e intermediário; orquestra viola; violino básico; e orquestra contra baixo acústico. O candidato pode conferir a lista completa dos cursos oferecidos por unidade no site da Fundação.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *