sábado, 19 de setembro de 2020

Quiosques reabrem em Niterói

Quiosques retomaram as atividades nesta terça (8). Foto: Marcelo Tavares

Os quiosques de Niterói retomaram as atividades nesta terça-feira (8). O anúncio da autorização para a reabertura da atividade aconteceu no último sábado (29), a partir de uma publicação no Diário Oficial do município.

Ao todo, segundo a Associação dos Permissionários dos quiosques de Niterói (APQN), são 82 estabelecimentos do gênero regularizados em toda a cidade. Os quiosqueiros estavam sem trabalhar desde março, quando os governos determinaram o isolamento social devido ao risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Os quiosques da Praia da Boa Viagem, na zona sul da cidade, se prepararam para o retorno enquanto estavam fechados. No Quiosque Número 1, por exemplo, foi implementada uma pia do lado de fora do quiosque, para que os clientes possam higienizar as mãos.

“Temos álcool gel e pia, tudo para que o cliente se sinta confortável. O movimento daqui costuma ser bom, mas não sei como será essa volta. Estamos reabrindo até o pessoal acostumar de novo”, explicou Julio Cesar Soares, de 50 anos, que há quatro anos é funcionário do local.

Já Marlon Pedrosa, de 34, que é funcionário do Quiosque 2, contou que é morador de São Gonçalo e que, por isso, não conseguiu o auxílio emergencial da prefeitura, mas que garantiu o do Governo Federal e precisou fazer bicos para conseguir se manter durante esse período de fechamento.

“Em 10 anos o quiosque nunca fechou. Então esse período foi muito difícil para a gente. Acho que a retomada será lenta, mas estamos felizes com o retorno. É um novo começo”, declarou.

Moradores da região aprovaram o retorno. Foto: Marcelo Tavares

Moradores da região também aprovaram o retorno. É o caso do aposentado Joarez Guimarães, de 72 anos, que aproveitou a caminhada para comprar uma água de coco.

“Essa reabertura é importante para a retomada da economia da cidade. Eu fico feliz em ver que as pessoas estão voltando a trabalhar”, explicou.

Regras

Para que os quiosques possam funcionar, é necessário que os estabelecimentos sigam regras pré-estabelecidas. Entre eles, o horário de funcionamento, que será de 6h às 12h; e de 16h às 22h.

Regina Abreu, presidente da associação, também esclareceu que o uso de cadeiras e mesas na areia está proibido, limitado apenas para a área do quiosque e respeitando o distanciamento. O uso de banheiro também será exclusivo para clientes.

“O acesso ao quiosque deverá ser realizado com máscara e uso de álcool em gel. Os estabelecimentos também tiveram que disponibilizar uma pia para que os clientes fizessem a higienização das mãos. Respeitando essas regras, teremos um ótimo retorno”, finalizou.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *