Cidades

Reabertura do canal em Barra de Maricá é iniciada

Maquinário faz a retirada de areia para a abertura do canal
Atividades foram iniciadas na tarde desta quarta-feira. Foto: Wallace Rosa

Os trabalhos para reabertura do canal da Barra de Maricá começaram na tarde desta quarta-feira (4). O objetivo, segundo a Prefeitura, é o escoamento da lagoa do bairro, que chegou a marcar aproximadamente 65 centímetros à tarde, considerado 50 a mais do que o normal.

Equipes da autarquia de Serviços e Obras de Maricá (Somar) começaram as atividades com retroescavadeiras e um trator. Segundo o presidente da Somar, Renato Machado, trata-se de uma obra emergencial, tendo em vista os estragos da chuva em bairros do município, com ruas alagadas.

"A expectativa é que até a madrugada a gente consiga estar com a abertura toda pronta para o primeiro escoamento. O município tem quatro lagoas com apenas uma saída, no canal de Ponta Negra, que apesar de estar liberando muita água, não consegue suprir a demanda da cidade, que recebe rios até de Itaboraí", explicou.

A reabertura foi acompanhada pelo secretário de Cidade Sustentável e Meio Ambiente de Maricá, Helter Ferreira. Diferente de janeiro do ano passado, desta vez, a abertura tem função inversa. Para o chefe da pasta, embora a finalidade seja o escoamento, o mesmo objetivo será alcançado.

"Estamos vivendo o momento de muitas chuvas e a reabertura é uma forma preventiva, sobretudo com previsão de mais chuvas na semana. Se a gente esperar, pode acontecer o mesmo que no Rio e a gente não quer isso para os munícipes. O impacto na natureza é positivo e, de alguma forma, beneficia a Lagoa. É agua salgada, água nova, ou seja, beneficia toda a gestão lagunar", disse.

< Confirmado terceiro caso de Coronavírus no Brasil Viradouro renova com carnavalescos campeões <