terça, 01 de dezembro de 2020

Rede estadual retoma aulas presenciais no próximo dia 19

O governador em exercício, Cláudio Castro, e o secretário de Estado de Educação, Comte Bittencourt. Foto: Pedro Conforte

As aulas presenciais na rede estadual de ensino voltarão no próximo dia 19 para a 3ª série do ensino médio. A informação foi divulgada pelo governador do Rio em exercício, Cláudio Castro, e pelo secretário de Estado de Educação, Comte Bittencourt, na manhã desta sexta-feira (8) durante entrevista coletiva no Palácio Guanabara.

De acordo com o governador, as escolas estão se preparando para o retorno seguro das aulas presenciais com o objetivo de beneficiar os alunos que farão a prova do Enem.

“Não temos a intenção de reprovar ninguém, apenas de proporcionar ao aluno o conhecimento necessário. No próximo ano, deve ser realizada uma avaliação para determinar o nível de proficiência dos alunos”, afirmou.

As aulas para estudantes do 6º ano até a 2ª série do ensino médio continuarão de forma online até o fim do ano.

De acordo com o Castro, esses alunos vão receber em casa o material para continuar estudando.

“Não podemos falar em voltar para a praia ou cinema, se os nossos jovens ainda estão fora das salas de aulas. Por isso, temos como meta fazer esse retorno ser seguro, além de preparar para a vida estes estudantes”, disse.

Segundo Comte, a Secretaria de Saúde já garantiu 30 mil testes para os professores que se sentirem seguros em retornar. Ele garantiu também que o governo já está preparando protocolos para 2021.

O governador disse também que um novo calendário acadêmico será publicado no Diário Oficial no início da próxima semana.

Enem

O governador e o secretário destacaram que cerca de 411 mil estudantes da rede estadual do Rio, não tiveram nenhuma atividade online aula desde o início da pandemia e que isso representa uma “apagão” na rede.

Além da possibilidade para professores, cada município poderá decidir se irá permitir o retorno ou não. No entanto, Comte destaca que 126 mil alunos matriculados na 3ª série do ensino médio, mais de 40 mil estão inscritos no Enem.

“O estado não tem como interferir, porque o Enem é uma prova já marcada. O aluno vai poder decidir se quer voltar ou não. Daremos essa opção, além de termos ensino remoto que é nosso grande desafio”, explicou o secretário.

Adequações

Vídeo mostra a adequação das unidades estaduais de ensino. Vídeo: Divulgação Governo do Estado.

Durante a entrevista coletiva, o governo do estado exibiu um vídeo das medidas de adequação sanitária que as escolas adotaram para receber os alunos.

“O protocolo precisa ser claro para que os pais tenham confiança de mandar os filhos para as aulas e essa volta tem que ser responsável”, destacou o governador.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *