sábado, 28 de novembro de 2020

Regulamentação de mototaxistas avança em SG

Decreto foi debatido em audiência pública (Foto: CMSG/Divulgação)

A Câmara Municipal de São Gonçalo realizou na tarde de terça-feira (26) uma audiência pública para debater a regulamentação dos mototaxistas. O decreto que regulamenta a lei municipal n° 904/2018, sancionada em novembro pelo prefeito José Luiz Nanci, está em fase final de elaboração.

De acordo com o representante da Secretaria Municipal de  Transportes, Júlio Cesar, o decreto será publicado em breve. “Dentro de 15 dias teremos a minuta do projeto para a legalização. E, em 30 dias o edital para seleção dos mototaxistas”, explicou o representante da Secretaria de Transporte.

“Estamos dando mais um passo importante para a categoria dos mototaxistas. Vamos para a fase de implementar a lei, como vai funcionar a regulamentação”, explicou o presidente da Câmara e autor da lei, Lucas Muniz.

O Sindicato dos Mototaxistas do Estado do Rio de Janeiro (SIMOTERJ) esteve presente para representar a categoria.

Para o vereador Maciel, a categoria é marginalizada. “Perante a constituição temos o direito de ir e vir, mas por não estarem regulamentados, muitos  são hostilizados. Eu acredito que legalizando, eles vão obedecer as nomas  de segurança e conseguir prestar um serviço sem que haja preconceito”, disse o vereador.

Segundo o presidente SIMOTERJ, Sérgio Freitas, é necessário criar uma escola de formação para os mototaxistas se regulamentarem e assim ter direitos trabalhistas. “É importante que o município trabalhe em parceria conosco. A lei nº 12.997 qualifica a atividade como perigosa, podendo assim a aposentadoria ser por insalubridade. O município deve criar normas como uniformes, moto caracterizada e itens de segurança para que a categoria saia da informalidade e tenha direitos e deveres”, declarou o presidente do Sindicato.

Participaram da audiência representantes da OAB 8º subseção SG, da Secretaria Municipal de  Transportes, do SIMOTERJ e dos vereadores Getúlio Brito e Carlos André, além dos vereadores Jorge Mariola e Maciel.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *