segunda, 30 de novembro de 2020

Restaurante self-service liberado em São Gonçalo

Restaurante, Novo Normal, Covid-19, bares, pandemia, coronavírus
A liberação ocorre a partir desta sexta-feira (9). Foto: Pedro Conforte

São Gonçalo irá liberar a partir desta sexta-feira (9) o funcionamento dos restaurantes self-service e bufê fixo no salão e a entrada de crianças nos shoppings da cidade. A medida foi debatida na manhã desta quinta-feira (8) entre o procurador geral do município, Luis Tubenchiak, e o vereador Alexandre Gomes (PV), após o parlamentar receber mapa epidemiológico do Covid-19.

O decreto com as novas determinações será publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira. Ele adequará as medidas de enfrentamento à emergência de saúde pública em decorrência do novo Coronavírus. O texto autoriza o funcionamento e reabertura das atividades nos estabelecimentos comerciais (respeitando regras e protocolos definidos).

Em todos os estabelecimentos que se mantiverem abertos, impõe-se a aplicação dos protocolos e medidas de segurança recomendadas pelas autoridades, sendo elas:

  • Garantir a distância mínima de um metro entre as pessoas e o uso obrigatório de máscara;
  • Utilizar equipamentos de proteção individual, a serem fornecidos pelo estabelecimento, a todos os funcionários;
  • Disponibilizar álcool em gel 70% (ou similar) a todos os clientes;
  • Manter os banheiros e demais locais do estabelecimento higienizados;
  • Utilizar adequadamente máscaras de proteção facial, devendo impedir a entrada ou permanência de pessoas sem a sua utilização e fornecer luvas.

“Apresentamos a nossa proposta à prefeitura, após recebermos o mapa epidemiológico do coronavírus que mostra queda no número de internações. A cada dia voltamos a um novo normal, gerando emprego e renda, mas sempre respeitando os protocolos da Vigilância Sanitária”, disse o vereador.

A comerciária Rita Cristina da Silva, de 36 anos, ficou feliz com a notícia. “Sempre almocei nos self-services, mas devido a pandemia eles fecharam e passei a trazer comida ou a lanchar.  Mas fico feliz com a notícia da reabertura”.

Dados epidemiológicos

De acordo com o boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de São Gonçalo registrou um óbito em decorrência do novo Coronavírus (Covid-19), nesta quinta-feira (8). O município apresenta, atualmente, baixo risco de contaminação.

Até o momento, São Gonçalo contabiliza 16.465 casos confirmados, 14.634 curados, 53 hospitalizados na Rede Pública Municipal de Saúde, 1.082 em quarentena domiciliar, 696 óbitos confirmados e um óbito em investigação.

Covidímetro

O índice leva em consideração o percentual de ocupação de leitos de UTI adulto dedicados ao Covid-19, pelo SUS; percentual de ocupação de leitos de enfermaria dedicados ao Covid-19, pelo SUS; taxa de variação de óbitos por semana; taxa de variação de pacientes internados por semana; e percentual de casos confirmados por Covid-19 nas duas últimas semanas. Atualmente, São Gonçalo permanece na fase 1, coloração amarela, com risco baixo de contaminação.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *