sábado, 24 de outubro de 2020

Restaurantes de Icaraí com alimentos vencidos

procon, restaurante, la mole, vitral
Seis estabelecimentos foram autuados por armazenagem incorreta de alimentos. (Foto:
Divulgação/Procon RJ)

O Procon Estadual realizou mais uma ação da operação ‘Rio 40 Graus’ nesta sexta-feira (25). Desta vez os fiscais vistoriaram dez restaurantes na orla de Niterói. Desses, seis foram autuados por armazenarem produtos considerados impróprios ao consumo. Aos demais, foi dado prazo de 15 dias para adequação à lei.

No La Mole, na Rua Comendador Queiroz, segundo o Procon, produtos vencidos foram encontrados no freezer horizontal do estoque com 1kg de lagarto assado e 960g de carne seca. Outros produtos, 1kg e 600g de carnes e 1kg e 600g de queijo gorgonzola estavam sem informações de data de validade e manipulação. Também foi constatado que a geladeira da cozinha estava com borracha vedação danificada e havia ferrugem na porta.

No Vitral Bistrô, na Rua Lopes Trovão, a porta da geladeira também estava com ferrugem, a lixeira com pedal de acionamento quebrada, o ventilador estava sujo com poeira e óleo acumulados, e os utensílios com ferrugens e acúmulo de gordura. Foram descartados sem informações da validade 1kg e 280g queijo minas, 2kg e 750g de presunto e 770g de queijo cheddar além de 1 litro de chope vencido armazenado no barril em uso.

No restaurante Friends, na Rua Presidente Backer, foram descartados 2kg e 300g de recheio de camarão e 700g de frios. O freezer horizontal da cozinha com tampa quebrada, cozinha suja, determinada limpeza, lixeira com tampa e pedal quebrados, fiação exposta, utensílios e equipamentos com gordura e enferrujados.

A Cantina Buonasera, Estrada Leopoldo Fróes, armazenava diversos produtos vencidos: 90g de ricota, 100g de salame e 400g de penne cozido. Estavam sem especificação de prazo de vencimento: 500g de queijos variados e 150g de salada de polvo. Também foi descartado 1kg de fungi seco, que estava mal armazenado. Na cozinha, a tela da porta estava rasgada, a janela sem tela e a lixeira sem pedal.

De acordo com o Procon, o consumidor que encontrar irregularidades em estabelecimentos comerciais localizados no Estado do Rio de Janeiro pode realizar sua denúncia pelo Disque 151 ou registrar reclamações em nossos postos de atendimento, pelo e-mail [email protected] ou pelo site de reclamações www.procononline.rj.gov.br. Saiba onde encontrar o posto de atendimento mais próximo na aba Atendimento do site: www.procon.rj.gov.br.

Fiscais do Procon autuam restaurantes na Zona Sul de Niterói (Foto:
Divulgação/Procon)

Balanço da Operação

1) Bistrô Mac (Praça Mirante da Boa Viagem, s/n – Boa Viagem): Piso da câmara rugoso e com rachaduras, soleira da porta da câmara com ferrugem, porta da câmara com pontos de ferrugem.

2) La Mole (Rua Comendador Queirós, 8 – Icaraí): Produtos vencidos armazenados no freezer horizontal do estoque: 1 kg lagarto assado, 960g de carne seca. Produtos sem especificação: 1kg e 600g apara de carnes, 1kg e 600g de queijo gorgonzola. Problemas estruturais: geladeira da cozinha com borracha vedação danificada e ferrugem na porta.

3) Tenore (Av. Jornalista Alberto Francisco Torres, 521 – Icaraí): Piso da câmara com buracos e quebrado.

4) Vitral Bistrô ((Rua Lopez Trovão, 19 – Icaraí): Porta da geladeira com ferrugem, lixeira com pedal de acionamento quebrada, ventilador sujo com poeira e óleo acumulados, utensílios com ferrugens e acúmulo de gordura. Produtos sem especificação: 1kg e 280g queijo minas, 2kg e 750g de presunto, 770g de queijo cheddar. Produto vencido: 1 litro de chope em barril.

5) Friends (Rua Presidente Backer, 09/lj 4 – Icaraí): Produtos sem especificação: 2kg e 300g de recheio de camarão, 700g de frios (queijo e presunto). Freezer horizontal da cozinha com tampa quebrada, cozinha suja, determinada limpeza, lixeira com tampa e pedal quebrados, fiação exposta, utensílios e equipamentos com gordura e enferrujados.

6) Cantina Buonasera (Estrada Leopoldo Fróes, 34 – Icaraí): Vencidos: 90 g de ricota, 100g de salame, 400g de Penne cozido. Sem especificação: 300g de queijos variados, 200g de muçarela de búfala, 150g de salada de polvo. Mal armazenado: 1kg de funggi seco. Tela da porta rasgada, janela sem tela, lixeira sem pedal.

7) Espetto Carioca (Av. Quintino Bocaiúva, 325 – São Francisco): Piso quebrado, ralos sem tela de proteção e não sifonado, geladeira com porta solta e quebrada, acúmulo de água no chão do segundo piso.

8) Seven Grill (Av. Quintino Bocaiuva, 301 – São Francisco): Piso quebrado na cozinha.

9) Botequim Informal (Av. Quintino Bocaiuva, 153 – São Francisco): Ralo não sifonado e sem tela, tela de proteção da cozinha rasgada.

10) Pina Gourmet (Av. Quintino Bocaiuva, 151 – São Francisco): Lixeira com pedal quebrado, ralo da cozinha sem tela de proteção e não sifonado.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

11 thoughts on “Restaurantes de Icaraí com alimentos vencidos

  1. Pedimos que façam estas vistorias com mais frequência.
    Para o bem estar da nossa saúde.
    Obrigado

  2. A violência contra população inicia tbm com o descaso das autoridades, nesse caso específico a ausência de comando para a cidade.
    A maioria presos e alguns ainda esperando para serem encarcerados!!..O fato é que a cidade de Niterói está no descaso,
    A cidade está a mercê de marginais da sociedade e sem estrutura para ter bom prefeito! Pena, pq é cidade MT linda!
    Pêsamos tbm para o Brasil de uma forma geral!!…

  3. Concordo com a vigilância sanitária porém não seria muito mais adequado os restaurantes do Centro de Niterói?
    Penso que nenhum ficará aberto tal é o nível de imundície.
    Ou será só na zona Sul que importa?
    Atendendo a quem?

  4. Muito boa essas fiscalizações. Mas por que o Procon não faz o mesmo em relação às ruas esburacadas de Niterói ? Pago IPTU e IPVA para que nossas ruas estejam em boas condições. Se pago para usar, sou consumidor.

  5. A informação é sempre valida quando o feita de forma responsável…
    Vcs associaram bons locais ,aos que foram pegos com produtos vencidos…
    Quem lê o título ,imagina que todos estariam dentro dessa matéria..
    Informar com cuidado é um dever daqueles que querem prestar esse serviço.

  6. Por que as coisas tende acabar dessa forma?
    Os negociantes, quando abrem os seus estabelecimentos de início, tudo é dentro dos padrões, mas ao decorrer dos meses, dinheiro vai entrando, os negócios ficam lucrativos, gastos exorbitantes vai acontecendo e aí, entra a ambição para se ganhar 300% a mais do que se deveria ganhar. E tudo que era bom se acaba em um piscar de olhos.
    É uma pena que nós seres humanos só queremos adquirir e não nos importamos com os outros. Se pudéssemos dar aos outros o que gostaríamos pra nós mesmos, aí então, nós teríamos estabelecimentos adequados para deleitarmos dos sabores de uma comida saudável e limpa. Que lástima tudo isso!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *