Restaurantes e bares de volta em Maricá

Com a nova fase, os restaurantes e bares poderão funcionar apenas com 50% da capacidade e com funcionamento restrito das 11h às 22h. Foto: Marcelo Tavares

Maricá entrou nesta segunda-feira (29) na fase Amarelo 2, que estabelece a abertura com atendimento presencial de bares, restaurantes e similares. Os estabelecimentos já se preparam para atender o público.

Na bandeira anterior, Amarela 1, os estabelecimentos só podiam atender em sistema de delivery. Com a nova fase, restaurantes e bares poderão funcionar, mas apenas com 50% da capacidade e com funcionamento restrito das 11h às 22h. Permanecem proibidos o funcionamento de restaurantes com serviços de buffet e self-service.

A retomada das atividades presenciais agradou os empresários da cidade, que afirmam seguir todos os protocolos exigidos como segurança para o combate a proliferação do novo coronavírus.

Dono de um restaurante com cardápio variado, no bairro do Flamengo, Petter Oliveira esclarece já estar pronto para o retorno.

“Trabalharemos com 50% da capacidade de mesas, estamos com espaçamento entre as mesas de dois metros cada, todas as portas e janelas abertas durante o funcionamento do restaurante. Nos banheiros haverá controle de fila e higienização periódica”, explicou.

O empresário ainda acredita que a retomada financeira dependerá da liberação total do espaço.

O estabelecimento também deve evitar permanência de objetos na mesa e aumentar a higienização dos cardápios, que deverão ser revestidos de material que possibilite a higienização.

Álcool gel precisa ser disponibilizado nas mesas. Foto: Marcelo Tavares

Os estabelecimentos deverão contar com álcool em gel 70% disponíveis em tempo integral em todas as mesas para uso livre do cliente.

Especializado em frutos do mar, um restaurante localizado em Araçatiba oferecerá aos clientes louças embaladas.

“Toda a louça sairá embalada e selada para os clientes, para que não haja qualquer contato. Iremos tomar todas as medidas estabelecidas no decreto. Os funcionários também passarão por testes da Covid-19 para garantir a segurança da saúde”, contou o Cheff Alexandre Pietrobom.

A distancia entre as mesas deverá ser de 1,5 metro. Foto: Marcelo Tavares

O cliente poderá optar por usar talheres descartáveis , assim como guardanapos de papel , porém os mesmos terão que ser solicitados pelo cliente para que não haja permanência dos mesmos nas mesas. A distancia entre as mesas deverá ser de 1,5 metro.

Os locais estão autorizados a ter música somente para som ambiente, não sendo permitido o uso de pistas de dança. Cartazes com o horário de funcionamento e a bandeira em vigor no município deverão ser afixado nos estabelecimentos.

A atendente Maria Luiza Mendonça, de 32 anos, conta que apesar do medo voltará a frequentar os restaurantes.

“Vou tomar todas medidas de precaução, mas confesso que o medo existe. Não aguento mais ir de casa para o trabalho e do trabalho para casa, preciso descansar a mente, tomar um chopp”, disse.

O novo estágio ainda estabelece o funcionamento das secretarias públicas municipais, em duas escalas com 50% do efetivo nos turnos manhã de 8h às 12:30h e tarde de 12h30 às 17h.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *