sábado, 24 de outubro de 2020

Rio prorroga suspensão de feiras

Feira Rio
Artesãos inovaram na maneira de vender seus produtos. Foto: Divulgação/ Ascom

A Prefeitura do Rio prorrogou até o dia 30 de maio a suspensão das feiras de ambulantes, especiais e feirastes na cidade, por medida preventiva ao coronavírus. Mas os profissionais que expõem e comercializam nesses espaços se reinventaram e criaram saídas para continuar vendendo as peças que produzem: fazem exposição nas redes sociais e entregam em domicílio.No mundo virtual é possível encontrar tudo de uma feira física do Circuito Rio Ecosol, por exemplo.  Moda, decoração e artesanato, arte popular e trabalhos manuais exclusivos, que são criados pelos artesãos e empreendedoras da economia solidária do Rio de Janeiro.

“Os trabalhadores da economia solidária pensam no coletivo, na sustentabilidade, na geração de emprego e renda e, o melhor, estão unidos para driblar a crise”, diz Lícia Marca, subsecretária de Desenvolvimento.
 
É importante dizer que Economia Solidária e Comércio Justo são movimentos globais, que vêm ganhando cada vez mais força no Rio de Janeiro. São micro e pequenos empreendedores locais que, através da cooperação e da solidariedade, se organizam para levar seus produtos para o mercado.
 
Criado em 2014 para comercializar a produção da economia solidária nas praças da cidade,  o Circuito Rio Ecosol, uma parceria do Fórum Municipal de Economia Solidária com a Coordenadoria de Economia Solidária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI), tem um calendário mensal e está em 10 bairros diferentes e conta com mais 200 empreendimentos.   
 
“A economia solidária movimenta a economia local, é uma alternativa ao modelo patronal e gera renda e trabalho de maneira auto gestionária, inovadora e sustentável”, ressalta Nívea Patrocínio, coordenadora de Economia Solidária da SMDEI.

Publicada às 12h38

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *