terça, 01 de dezembro de 2020

Rodrigo Neves é solto

Confira um trecho da primeira entrevista do prefeito Rodrigo Neves na saída do presídio. Imagens Wallace Rosa

O prefeito de Niterói Rodrigo Neves foi solto na tarde desta quarta-feira (13) do Complexo de Presídios em Bangu, na Zona Oeste do Rio. O chefe do Executivo municipal saiu a pé acompanhado pela família e amigos.

“Eu queria agradecer a Deus que é justo e misericordioso, não é fácil a vida no cárcere! Agradecer pelo apoio dos colegas e da minha família e a população de Niterói”, disse o prefeito.

Em sua primeira entrevista após sair da prisão, Rodrigo também falou sobre as acusações: “Ontem foi feita justiça, foi um dia importante no Rio de Janeiro para a democracia. O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) apontou que durante todo o período do meu mandato eu não tive nenhuma movimentação suspeita nas minhas contas, a quebra de sigilo indicou que eu não tinha nenhuma movimentação ilícita”.

O prefeito afirmou ainda que agora terá a oportunidade de prestar os devidos esclarecimentos, já que no tempo em que ficou preso não conseguiu. “Em uma democracia as pessoas precisam ser ouvidas. Eu nego as acusações e afirmo que tenho a mente absolutamente tranquila”, contou.

Sobre a reassumir a Prefeitura de Niterói, Neves esclareceu que pretende voltar as atividades nesta quinta-feira (14). Ele seguiu com a família para casa no bairro Santa Rosa, Zona Sul de Niterói. A liberação aconteceu por volta das 17h30, após os advogados do prefeito conseguirem o alvará de soltura.

Em casa

Ao som do samba enredo da Unidos do Viradouro, adaptado em sua homenagem, Rodrigo Neves chegou por volta das 20h em sua residência, em Santa Rosa. O prefeito estava acompanhado da família e foi ovacionado por um público de quase 400 pessoas que o carregaram nos braços.

Entre as pessoas que recepcionaram o chefe do executivo estava o vereador Paulo Bagueira, presidente da Casa Legislativa, que assumiu a prefeitura de forma interina durante a prisão de Rodrigo.

O prefeito fez questão de enaltecer a lealdade de seu companheiro. “O Bagueira, nesse período, foi uma pessoa que demonstrou seu amor e seu compromisso com essa cidade. Ele deu continuidade e manteve Niterói de pé”, agradeceu.

Rodrigo Neves é recepcionado por quase 400 pessoas na porta do seu prédio. Foto: Anderson Justino/Colaboração

Rodrigo comentou sobre o tempo em que passou na cadeia e afirmou que fez uma reflexão sobre sua vida. “É um lugar muito pequeno. Foram 93 dias e 22 horas por dia naquele espaço. Durante esse tempo eu li 40 livros e refleti muito em um livro que falava sobre a vida de Nelson Mandela. A liberdade, junto com a vida, é a coisa mais importante para o ser humano”, completou Rodrigo que estava visivelmente emocionado.

Julgamento

A denúncia do Ministério Público do Rio contra Rodrigo Neves entrou em julgamento na tarde desta terça-feira (12), no Centro do Rio. A audiência acabou suspensa por pedidos de ‘vista’ de três juízes, isso após quatro terem votado pela aceitação da denúncia, mas com o pedido feito o julgamento acabou suspenso. A previsão para uma nova audiência está marcada para a segunda quinzena de abril, segundo informou a advogada de Neves, Letícia Lins e Silva.

Preso desde o dia 10 de dezembro do ano passado, durante a Operação Alameda, em desdobramento da Lava Jato no Rio, Rodrigo teve direito à liberdade nesta terça-feira (12) após decisão do Terceiro Grupo de Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) pela suspensão do julgamento que acataria ou não a denúncia do Ministério Público contra ele.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

1 thought on “Rodrigo Neves é solto

  1. Nosso menino de Niterói está de volta. Que ele tenha a tranquilidade suficiente para retomar o que lhe é de direito. Seja bem vindo, amigo do povo de Niterói. Deus te abençoe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *