quarta, 25 de novembro de 2020

Ruas serão interditadas na Região Oceânica de Niterói

O tráfego será liberado somente para veículos de moradores, assim como para os veículos de emergência. Foto: Google StreetView

Motoristas que trafegam pelas ruas da Região Oceânica de Niterói devem ficar atentos por conta das interdições para realização das obras do Parque Orla Piratininga (POP), que teve ordem de início assinada no último dia 20. A interdição das vias foi publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (28) e, de acordo com a prefeitura, o decreto permanecerá em vigor até a conclusão das obras, prevista para 18 meses.

Serão interditados ao tráfego de veículos os seguintes endereços:

  • Acesso à via Chico Xavier, a partir da Avenida Francisco Gabriel de Souza Lobo;
  • Acesso à Rua dos Flamingos, no trecho compreendido entre a Rua Dr. Osíris Pitanga e via Chico Xavier (canteiro operacional);
  • Acesso à via Chico Xavier, no trecho compreendido entre as ruas dos Flamingos e Eng. Carlos Álvaro Quintela.

De acordo com o decreto, o tráfego será liberado somente para veículos de moradores, assim como para os veículos de emergência. Em nota, a coordenação do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável) informa que os acessos necessários serão feitos por ruas adjacentes, sem prejuízo para a circulação.   

Parque

O projeto contempla a recomposição vegetal da orla da Lagoa, abrangendo uma área de mais de 150 mil metros quadrados. Segundo a prefeitura, as obras serão um passo fundamental para a despoluição da lagoa.

Um dos diferenciais do parque é a implantação de um sistema de gestão de águas pluviais composto por bacias de sedimentação, jardins filtrantes, jardins de chuva e biovaletas para a captação e tratamento das águas provenientes dos rios e da rede de drenagem das principais bacias contribuintes à Lagoa de Piratininga.

Além disso, serão cerca de dez quilômetros de sistema cicloviário ao longo de toda a orla da Lagoa, quatro píeres de contemplação e seis píeres de pesca, três mirantes e 17 áreas de lazer, sendo três delas com quadra de esporte, além de brinquedos e academia de ginástica. O local ainda abrigará um museu.

O acesso ao Parque será favorecido para pedestres e ciclistas. Cerca de cinco minutos de caminhada vão separar os pontos da TransOceânica às principais entradas do POP. Será possível caminhar de um lado a outro do parque, em um trajeto que demorará cerca de 1h50 para ser percorrido a pé. A cada, no máximo, 15 minutos de caminhada, os visitantes encontrarão pontos de informações, lazer e contemplação.

Sustentável

Intenção é elaborar o Termo de Referência para contratação das tecnologias inovadoras através da Encomenda Tecnológica (ETEC). Foto: Arquivo

Um passo importante na revitalização da Lagoa de Piratininga foi dado em maio. A Prefeitura de Niterói, ainda no âmbito do PRO Sustentável, lançou uma consulta pública a fim de receber propostas de possíveis interessados no desenvolvimento de experimentos in situ (no local) aplicando tecnologias inovadoras destinadas à redução da camada de lodo na lagoa de Piratininga. A intenção é, com base nas propostas, elaborar o Termo de Referência para contratação das tecnologias inovadoras através da Encomenda Tecnológica (ETEC).  

Colaboração: Daniela Scaffo

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *