segunda, 30 de novembro de 2020

Saiba como será a volta dos cinemas em Niterói

Cinema, Maricá, Cine Henfil, Cultura, filme
Protocolos rígidos deverão ser cumpridos. Foto: Pedro Conforte

A partir de quinta-feira (29), Niterói terá a reabertura dos cinemas e retomada de atividades do setor audiovisual. Os setores estão fechados desde o início da pandemia do novo coronavírus e vão seguir os protocolos definido pelas autoridades sanitárias. As medidas levam em consideração a avaliação de risco como: intensidade e número de contatos e o potencial de modificação e de adaptação da atividade para reduzir os riscos de transmissão.

Para a reabertura dos cinemas, é necessário cuidados extras à adequação das instalações – áreas de atendimento, foyer, salas de exibição, corredores e banheiros – para uso do público, além de monitoramento dos funcionários em relação a saúde e contato com possíveis suspeitos da Covid-19. O responsável deverá monitorar e acompanhar o estado de saúde de cada um dos funcionários.

Dentre os procedimentos que deverão ser aplicados ao público estão a medição de temperatura (quando não estiver dentro de estabelecimentos que já fazem esse procedimento), tapetes sanitizantes, incentivo ao pagamento por meios eletrônicos e até a compra de ingressos pela internet.

O estabelecimento deve garantir o distanciamento nas filas com marcação no chão, e dentro das salas a capacidade é de 30% do total enquanto permanecer o nível Amarelo 2 e 50% no estágio Amarelo 1, garantindo o distanciamento social entre os clientes mínimo de 1 metro, além de higienizar e sanitizar constantemente todos os equipamentos e acessórios que são de contato manual dos clientes e colaboradores, como: pin pad, mouse e balcões, a cada cliente.

“Como resultado do esforço coletivo da sociedade e da Prefeitura no combate ao coronavírus, estamos com a pandemia sob controle na cidade e será possível retomar essa atividade econômica. O setor audiovisual já está aberto na maioria das cidades da Região Metropolitana do Rio, mas em Niterói continuava fechado há oito meses”, explicou o prefeito Rodrigo Neves em pronunciamento nas redes sociais da Prefeitura, na última semana (19).

O uso da máscara é de responsabilidade de todos, funcionários e público deverão usar o equipamento a todo instante. Além disso, o estabelecimento deve disponibilizar álcool em gel para funcionários e clientes em locais visíveis e acessíveis. Para garantia do protocolo de distanciamento, e a devida organização do espaço, deverá ser destinado agentes de desaglomeração específicos nas filas de entrada e bilheterias.

As bombonieres terão protocolos semelhantes. O consumo será permitido apenas quando o cliente estiver em seu local marcado dentro da sala de cinema. Após o término de cada sessão, o estabelecimento precisa fazer a higienização e sanitização das poltronas, corrimãos, puxadores de portas ou qualquer outra superfície de contato. Também há protocolos para limpeza dos banheiros. É de responsabilidade do estabelecimento assegurar a utilização de EPIs para equipe de limpeza, máscara facial, escudo facial ou “face shield”, luvas descartáveis e avental impermeável e aumentar o intervalo entre sessões para garantir a higienização adequada das salas.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *