sábado, 15 de maio de 2021

Saiba os locais de apoio para casos de chuvas fortes em São Gonçalo

Pontos estão espalhados por 18 bairros. Foto: Divulgação

A Subsecretaria de Defesa Civil de São Gonçalo atualizou os pontos de apoio que atendem às 25 sirenes do sistema de alerta e alarme no município. Os locais estão identificados por uma placa com a informação “Ponto de Apoio para chuvas Fortes”.

Os pontos de apoio são locais seguros sinalizados pela Defesa Civil, para onde os moradores de áreas de risco a desastres devem se dirigir em caso de chuvas fortes e acionamentos das sirenes. 

“É muito importante que os moradores já tenham separado um kit de emergência com documentos, remédios, calçados (sem salto e antiderrapante), material de higiene, água e alimentos”, alertou o Coronel Fernando Rodrigues, subsecretário de Defesa Civil de São Gonçalo.

É possível encontrar os pontos de apoio nos seguintes bairros: Arsenal, Barro Vermelho, Boa Vista, Covanca, Engenho Pequeno, Gradim, Itaúna, Laranjal, Lindo Parque, Mutuaguaçu, Nova Grécia, Novo México, Patronato, Porto Novo, Sete Pontes, Tenente Jardim, Venda da Cruz e Zumbi.

Quando a sirene emite o aviso de mobilização, significa que há o risco de deslizamento. Assim, o morador deve ficar atento, pois ao ouvir a sirene, sua ação deve ser automática: reunir a família, pegar o kit de emergência e ir ao ponto de apoio.

Esse trabalho de prevenção reforça a importância do Sistema de Alerta e Alarme para minimizar os riscos de desastres. As sirenes são ferramentas de prevenção, que possibilitam que os moradores de áreas de risco sejam avisados com rapidez sobre a urgente necessidade de sair de casa e ir a um local seguro.

“Paralelamente, estamos implantando os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil para apoiar e capacitar essas áreas de redução de riscos de desastres, por meio de seus coordenadores voluntários”, afirmou o subsecretário.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');