sábado, 23 de janeiro de 2021

São Gonçalo abre mais 30 leitos para Covid-19

Mais 30 leitos podem ser abertos. Foto: Divulgação

Com a abertura de mais 30 leitos para pacientes com Covid-19 em São Gonçalo, a taxa de ocupação nesta quarta-feira (16) ficou em cerca de 80% nos Centros de Tratamento Intensivo (CTIs) e de 50% nas enfermarias.

Os novos leitos foram abertos nos Hospitais de Retaguarda Gonçalense (antigo Menino Deus) e Franciscano Nossa Senhora das Graças (Hospital das Freiras), em Lagoinha.

Mas, com o aumento no número de casos de coronavírus e, consequentemente, de internações, a Secretaria de Saúde ainda pode abrir outros 30 nas duas principais unidades de tratamento da doença em São Gonçalo. A informação é do atual prefeito José Luiz Nanci.

“Desde março, início da pandemia, estamos trabalhando no sentido de cuidar das pessoas contaminadas. Ninguém em São Gonçalo ficou em fila aguardando por uma vaga de CTI ou de enfermaria, e continuamos trabalhando para que todos que precisem tenham um atendimento digno, rápido e eficaz nas unidades de referência. Abrimos 30 novos leitos, mas temos capacidade para abrir outros 30 caso haja necessidade”, garantiu o prefeito.  

A Secretaria de Saúde tem hoje 10 leitos de enfermaria (8 ocupados) e sete de CTI (todos ocupados) no Pronto Socorro Central; o Hospital Franciscano dispõe de 17 leitos de CTI (todos ocupados) e 30 de enfermaria (19 ocupados) e ainda cinco na sala vermelha (livres); no Retaguarda Gonçalense, com a abertura do segundo andar, a unidade conta hoje com 20 leitos de CTI (11 ocupados) e 40 de enfermaria (15 ocupados) e no Pronto Socorro Infantil existe sete de CTI (um ocupado) e 10 de enfermaria (oito ocupados).

Postos de testagem

Para quem quiser saber se está contaminado com o vírus, basta se dirigir aos locais que fazem o teste rápido do Covid, que atendem de segunda a sexta, das 9h às 16h. Sendo eles: PAM Coelho, PAM Neves; PAM Alcântara; Clínica Municipal Gonçalense Barro Vermelho; Clínica da Criança (0 a 12 anos); Polo Sanitário Rio do Ouro; Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina; Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa (apenas terça, quinta e sexta); e o Polo Sanitário Hélio Cruz, no Alcântara.

Outro local que faz o exame é a Clínica Municipal Gonçalense Mutondo, que atende de segunda a sexta das 8h às 22h e sábado das 8h às 15h.

O Centro de Triagem ao Coronavírus atende todos os dias das 8h às 18h e o Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, em Lagoinha, atende durante 24h, todos os dias também. O novo posto de testagem, na Praça do Zé Garoto, das 8 às 17 horas.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *