segunda, 17 de maio de 2021

São Gonçalo confirma 20 novos óbitos por Covid-19

São Gonçalo registrou 20 novos óbitos neste sábado (17). Foto: Arquivo/ Marcelo Tavares

A Prefeitura de São Gonçalo informou que o município confirmou 20 novos óbitos em decorrência do novo coronavírus (Covid-19) neste sábado (17), chegando a 1.812 no total.

Segundo boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde, as mortes ocorreram no período entre 6 e 13 de abril. Até o momento, a cidade contabiliza 68.369 casos confirmados, 65.920 curados, 95 hospitalizados na rede pública municipal de saúde, 542 em quarentena domiciliar, 135 óbitos em investigação e 1.812 óbitos confirmados.

O Executivo reforça que os óbitos lançados no boletim deste sábado são de datas retroativas, devido ao processo de investigação feito pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, com base nos resultados dos testes realizados pelos pacientes.

Medidas restritivas

O município decidiu prorrogar as medidas restritivas de proteção à vida no combate à Covid-19 até o próximo dia 25. As escolas continuam funcionando em sistema híbrido (remoto e presencial) e as cirurgias eletivas oftalmológicas foram liberadas.

A prorrogação e a mudança foram decididas pelo Gabinete de Crise, que avalia as restrições dependendo dos índices de avaliação de contaminação do coronavírus na cidade. Com a prorrogação do decreto 108/2021, ficam mantidas as alterações de horários de funcionamento de alguns estabelecimentos e suspensão de outros.

As atividades essenciais, como farmácias, comércio de equipamentos médicos, serviços assistenciais de saúde e óticas; supermercados, padarias, açougues e peixarias, assistência veterinária e postos de combustíveis podem funcionar com 40% da capacidade em horário normal.

Segue proibida a realização de eventos sociais em ambientes como salões e casas de festas, inclusive infantis, e qualquer atividade com presença de público, que envolva aglomeração de pessoas, tais como eventos desportivos, shows, casas noturnas, boates e cinemas.

Lojas de conveniência em postos de combustíveis poderão funcionar entre 7h e 20h, sendo proibido o consumo de bebidas alcoólicas no local.

Shoppings centers, centros comerciais e galerias, incluindo praças de alimentação, podem abrir, exclusivamente, entre 12h e 20h, sendo vedada a circulação de crianças menores de três anos nos shoppings. Demais estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços podem abrir entre 10h e 17h. Barbearias e salões de beleza podem funcionar, entre 12h e 20h.

Bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres podem funcionar para consumo no estabelecimento e retirada de alimentos, entre 11h e 21h, sendo vedada a permanência de clientes após este horário. É permitido o serviço de entrega de refeições e lanches, por meio de aplicativos de entrega ou delivery, entre 6h e 23h.

Vale lembrar que as ações de fiscalização e conscientização para garantir o cumprimento do decreto continuam na cidade.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');